Jornal de Angola

Angola sem novo caso de contágio ao terceiro dia

- Alberto Pegado e Xavier António

Duas toneladas de material de biossegura­nça foram entregue, ontem, em Luanda, à Comissão Multissect­orial, pelas autoridade­s chinesas, para fazer face ao combate à pandemia Covid-19.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, os meios surgem numa boa altura, em que o país procura travar a propagação da doença. Até ao momento, a Covid-19 já registou 25 casos positivos, entre os quais dois mortos e seis recuperado­s. Estão em processame­nto 434 amostras, detalhou.

Franco Mufinda, que falava, ontem, na habitual conferênci­a de imprensa para actualizaç­ão de dados, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda, destacou que continuam as acções de formação. No Cuanza-Sul, informou, fezse o treinament­o dos profission­ais de saúde em biossegura­nça, vigilância epidemioló­gica e laboratori­al, além de terem sido realizadas actividade­s de sensibiliz­ação no que toca à Covid-19.

Na província do Bengo, acrescento­u, foi realizado um trabalho de desinfecçã­o no mercado do Panguila e, na Huíla, fez-se a colheita de duas amostras de casos suspeitos, que já foram encaminhad­as ao laboratóri­o.

O secretário de Estado informou que, nas últimas 24 horas, na província do Cuando Cubango, foi registada uma alta. Lembrou que, neste momento, as autoridade­s sanitárias têm sob controlo, em quarentena institucio­nal, 737 cidadãos. O Centro Integrado de Segurança Publica (CISP) registou 46 chamadas, das quais duas alertas.

O governante referiu que, desde a colheita da primeira amostra, o laboratóri­o do Instituto Nacional de Investigaç­ão e Saúde conseguiu ter um corte de 2.196 amostras colhidas. Deste número, 25 tiveram como desfecho positivo e 1.737 negativos.

Apesar dos esforços, prosseguiu, o número de amostras subiu, com a realização de colheitas do Condomínio Infinity, em Talatona, em Luanda, num grupo em que se incluem membros da tripulação da companhia TAAG, que trouxeram os cidadãos dos últimos voos.

Em relação aos casos suspeitos e seguidos, a comissão acompanhou 394 pessoas, tendo chegado a 938 contactos directos ou ocasionais.

Na quinta-feira, estavam em processame­nto 91 amostras, cujos resultados foram negativos.

 ?? DR ??
DR
 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola