Jornal de Angola

Lunda-Sul sem máscaras para os técnicos de saúde

- Kamuanga Júlia | Saurimo

A Comissão Provincial de Prevenção e Combate à Covid-19, na Lunda-Sul, está sem máscaras para distribuir aos técnicos de saúde, revelou sexta-feira, em Saurimo, o director do Gabinete da Saúde.

Viegas António explicou que os meios de protecção individual, adquiridos com a verba de 90 milhões de kwanzas disponibil­izados pelo Ministério das Finanças, “esgotaram” em pouco tempo, devido a distribuiç­ão diária às equipas colocadas nas unidades sanitárias e nas comunidade­s.

Como alternativ­a, a comissão recorreu aos alfaiates e similares para a confecção de máscaras de tecidos, utilizados pelos agentes da Polícia Nacional e efectivos das Forças Armadas Angolanas, empenhados na garantia da ordem e segurança pública.

A população também clama por máscaras, numa altura em que as farmácias de Saurimo registam escassez do meio de protecção contra a pandemia. À reportagem do Jornal de Angola, as farmácias justificam que a falta de máscaras deve-se ao facto do principal fornecedor do produto ter encerrado os armazéns na sequência de roptura de stock.

O farmacêuti­co Tando Daniel disse que, além de máscaras, o álcool gel, cujo frasco de 200 mililitros custa dois mil kwanzas, já escasseia no mercado, devido a elevada procura.

O quadro da pandemia na província, sem casos positivos, está controlado, graças à vigilância apertada ao longo da fronteira, no sentido de evitar a entrada ilegal de estrangeir­os, e mobilizaçã­o da população para o cumpriment­o das medidas preventiva­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola