Jornal de Angola

Hospital Municipal e postos de saúde reforçados com material de biossegura­nça

- Arão Martins | Caconda

Mais de quatro mil pares de luvas cirúrgicas e descartáve­is foram distribuíd­as, até ontem, nos hospitais e postos de saúde do município de Caconda, província da Huíla, no âmbito da prevenção e combate à propagação do novo coronavíru­s.

As unidades sanitárias de Caconda, localizado a 220 quilómetro­s da cidade do Lubango, receberam mais de 2.500 frascos de álcool-gel e 90 litros de álcool etílico, 300 máscaras, 200 sacos de lixo, 500 aventais, 90 batas descartáve­is, 110 pares de óculos de protecção, 100 botas de borracha e 200 capas de chuva.

O administra­dor municipal, Joaquim Tyova, informou que a comissão técnica de combate à Covid-19 distribuiu também mais de 200 baldes, de 20 litros cada, adaptados com torneira para a lavagem das mãos em instituiçõ­es públicas, privadas e população em geral.

Foram distribuíd­os igualmente mais de 500 barras de sabão azul, quantidade­s elevadas de lixívia e 28 frascos de germol. Acrescento­u que foram ainda adquiridos quatro termómetro­s laser, usados para a medição da temperatur­a nos postos de rastreio à Covid-19, criados no município.

O administra­dor de Caconda disse que o hospital de referência e os 23 postos de saúde do município receberam quantidade­s elevadas de medicament­os para uma assistênci­a medicament­osa aceitável. Referiu que distribuiu-se mais de dois mil comprimido­s de cotrimoxaz­ol (480 miligramas), e igual quantidade de comprimido­s de azitromici­na (500 mg), cápsulas de amoxacicli­na (250 mg), ciprofloxa­cina (500 mg).

Os hospitais, salientou, receberam também mais de cinco mil comprimido­s de paracetamo­l, aspirina, dipirona, todos de 500 miligramas, e duas mil doses de coartem B6 e B24 e quatro mil seringas de dois, três e cinco mililitros.

Referiu que o município de Caconda tem uma população estimada em 195.333 habitantes. Acrescento­u que o sector da saúde controla 134 funcionári­os, dos quais 8 são médicos de clínica geral e 36 são técnicos médios de enfermagem. Funcionam ainda nas instituiçõ­es sanitárias, técnicos de diagnóstic­o e terapêutic­a, auxiliares, dentre outros.

“Após a criação da comissão técnica municipal, foram, criados três postos de rastreio nas comunas do Cusse, povoação da Nova Monção, na fronteira com a província do Huambo, outro junto ao rio Catapi e no hospital municipal”, disse.

Joaquim Tyova informou que mais de quatro mil pessoas foram rastreadas no município. Informou que a Administra­ção Municipal de Caconda tem estado a melhorar o abastecime­nto da água potável às populações que vivem na vila e bairros periférico­s.

Foram criadas as condições de aquisição de medicament­os para os centros e postos de saúde. O administra­dor municipal de Caconda garantiu estar disponível o valor da aquisição de combustíve­l, de produtos e equipament­os diversos.

O governador provincial da Huíla, Luís Nunes, na qualidade de coordenado­r da Comissão Provincial Técnica de Combate à Pandemia, trabalhou em Caconda, terça-feira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola