Jornal de Angola

Detidos meliantes suspeitos da morte de idoso em Viana

- André da Costa

Quatro meliantes, três dos quais presumívei­s executores e uma mandante, acusados de estarem envolvidos na morte à facada de um idoso de 85 anos, no município de Viana, província de Luanda, foram detidos pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal de Luanda (SIC).

Uma fonte do SIC explicou ao Jornal de Angola que a morte do idoso, que vivia sozinho no bairro do Miru foi, supostamen­te, encomendad­a pela enteada, uma cidadã de 35 anos, que pretendia se apoderar dos bens materiais e valores monetários do malogrado.

A história, continuou, começou quando o idoso, que vivia com a esposa, por sinal mãe da enteada, separou-se da mulher, o que levou, também, a executante a abandonar a casa.

Esclareceu que mesmo depois de ter abandonado a casa, a mesma passou a visitar o malogrado com quem tinha boas relações, com o pretexto de saudá-lo.

O SIC alega que o idoso era apoiado pelos filhos, quer em valores monetários quer em bens e que era do conhecimen­to da enteada. Acrescento­u que foi assim que decidiu contratar os meliantes no sentido do assassinar para se apoderarem de todos os seus bens.

De acordo com o SIC, os meliantes foram até à residência do idoso e começaram a torturá-lo com golpes de faca, o que terá provocado a sua morte.

Dos quatro meliantes, que supostamen­te executaram o idoso, cujas idades variam entre os 18 e os 20 anos, três já se encontram detidos pelo SIC. Enquanto isso, estão a ser feitas diligência­s para o SIC deter o outro membro da quadrilha que se encontra em fuga.

“Os autores são jovens, destes alguns já estiveram detidos por crimes diversos, como roubos qualificad­os no interior de residência­s, assim como na via pública”, explicou a fonte do SIC.

Da residência do idoso, os meliantes levaram vários electrodom­ésticos, que depois foram recuperado­s pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal de Luanda.

O processo-crime está em instrução e corre os trâmites legais até ser concluído e remetido ao Tribunal Provincial de Luanda. A moldura penal estabeleci­do pelo Código Penal para este crime vai de 20 a 24 anos de prisão maior.

 ?? DR ?? Ângulo do município de Viana onde ocorreu o homicídio
DR Ângulo do município de Viana onde ocorreu o homicídio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola