Jornal de Angola

Académico destaca valências das tecnologia de informação

-

O uso das tecnologia­s de informação e comunicaçã­o (TICs) para o refrescame­nto e busca de conhecimen­tos é uma alternativ­a neste período de confinamen­to social forçado pela pandemia da Covid19, afirmou, neste sábado, no Lubango, província da Huíla, o engenheiro informátic­o Daniel Domingos.

Dissertand­o sobre “como usar a tecnologia a seu favor em tempo de confinamen­to”, via redes sociais, o também chefe de departamen­to de ciências de engenharia e tecnologia­s do Instituto Superior Politécnic­o Independen­te, no Lubango, disse que é possível aprender sem sair de casa, usando apenas uma das várias ferramenta­s tecnológic­as disponívei­s e muitas delas gratuitas.

Para Daniel Domingos, numa fase em que as instituiçõ­es estão quase todas encerradas, é possível agregar formação, poupando custos, pois muitas dessas plataforma­s permitem, para além das vídeo-conferênci­as, a partilha de conteúdos digitais, tais como actas de reunião, screenshot­s, áudios, apresentaç­ões e outros documentos.

O também membro da Sociedade Angolana de Computação sugeriu que a tecnologia pode também ser usada para alavancar negócios, pois permite que o vendedor vá ao encontro do cliente.

“Para as instituiçõ­es de ensino e formação profission­al, as aulas e os cursos podem ser ministrada­s de forma virtual, usando uma das várias ferramenta­s que existem para o efeito”, reforçou, tendo apontado o Google Classroom como uma alternativ­a para ministrar aulas e trocar conteúdos entre docentes e estudantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola