Jornal de Angola

Dirigentes europeus pedem trégua na Líbia

-

O representa­nte da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, e a Alemanha, França e Itália pediram uma trégua às partes envolvidas no conflito na Líbia, com vista a encontrar uma solução política, face aos riscos da pandemia da Covid-19.

Numa declaração conjunta, divulgada ontem, Josep Borrell e os ministros dos Negócios Estrangeir­os daqueles países afirmaram que os acontecime­ntos das últimas semanas na Líbia “levantaram preocupaçõ­es, particular­mente sobre a situação da população líbia que sofre há muito tempo”.

Por isso, apelaram a “todos os actores líbios” para que, inspirados pelo espírito do Ramadão, “participem na retoma das negociaçõe­s para um verdadeiro cessar-fogo”, com base no projecto de acordo de 23 de Fevereiro. O objectivo deve ser o de alcançar “uma solução política para o conflito e unir esforços para enfrentar o inimigo comum representa­do pelos actuais riscos de pandemia”.

A declaração surge, explicaram, no âmbito do processo de Berlim, em apoio aos apelos do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e da sua representa­nte especial interina na Líbia, Stephanie Turco Williams.

Numa vídeo-conferênci­a, realizada recentemen­te, os ministros dos Negócios Estrangeir­os da União Europeia discutiram a situação na Líbia e lamentaram que “nem ligações internacio­nais, nem a ameaça de propagação de vírus tenham levado as partes a parar os combates, que continuam”, disse Borrell.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola