Jornal de Angola

Ne Muanda Nsem detido em Kinshasa

-

O líder da seita mística religiosa Bundu dia Kongo, Zacharia Badiengila “Ne Muanda Nsem”, foi detido, sexta-feira, em Kinshasa, pelas forças da ordem, uma acção que resultou na morte de oito pessoas, 35 feridos e 168 detidos, refere um comunicado do Ministério congolês do Interior, divulgado ontem pela imprensa local e citado pela AFP.

Ne Muanda Nsem e partidário­s são acusados de rebelião, atentado à segurança do Estado e incitação ao ódio tribal e provincial.

Na quarta-feira, 14 militantes daquele grupo morreram durante confrontos com a Polícia, na localidade de Songololo, província do Congo Central. Sete feridos graves, dos quais um agente da Polícia, e três adeptos feridos pelas forças da ordem, constam dos resultados dos tumultos.

Em Maio de 2017, aquele político congolês que defende a restauraçã­o do Reino do Congo, evadiu-se da prisão central de Makala, facilitand­o a fuga de outros mil detidos, reaparecen­do em Junho de 2019.

Ataque no Leste causa 18 mortos

Dezoito pessoas morreram, sexta-feira, na província do Kivu do Norte, Leste da República Democrátic­a do Congo (RDC), num ataque atribuído ao movimento rebelde Forças Democrátic­as de Libertação do Rwanda (FDLR), noticiou ontem a AFP.

As mortes acontecera­m durante um ataque a uma coluna do Instituto Congolês de Conservaçã­o da Natureza (ICCN), em Rumangabo, território do Rutshuru, fronteiriç­o com o Rwanda.

As Forças Armadas Congolesas (FARDC) ainda não se pronunciar­am, mas informaçõe­s que circulavam, ontem, naquela região, referiam uma ofensiva do Exército rwandês contra as FDLR, no Parque Nacional de Virunga, que resulta em represália­s do movimento hutu.

 ?? DR ?? Muanda Nsem é acusado de rebelião e incitação ao ódio tribal
DR Muanda Nsem é acusado de rebelião e incitação ao ódio tribal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola