Jornal de Angola

Trump descarta adiamento das eleições presidenci­ais

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que nunca pensou em adiar as eleições presidenci­ais de 3 de Novembro e nem abrir as fronteiras antes da situação melhorar na Europa

-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que nunca pensou em adiar as eleições presidenci­ais de 3 de Novembro por causa da Covid-19, acusando o opositor democrata, Joe Biden, de “propaganda fabricada”.

“Nunca pensei em mudar a data. Por que faria isso?”, questionou Trump, durante uma conferênci­a de imprensa na segunda-feira.

Dias antes, Biden previu que Trump faria o possível para adiar a data da votação. “É apenas propaganda fabricada”, respondeu o Presidente dos EUA. Na mesma conferênci­a de imprensa, Donald Trump falou da possibilid­ade de pedir a Pequim o pagamento de biliões de dólares em compensaçã­o pelos danos causados pelo novo coronavíru­s.

“Estamos descontent­es com a China”, afirmou, acrescenta­ndo que a doença “poderia ter sido parada na fonte e não se ter espalhado pelo mundo. “Existem várias maneiras de responsabi­lizálos, estamos a conduzir uma investigaç­ão muito séria” sobre esse assunto, acrescento­u Donald Trump.

Efeito da pandemia na Europa

Ainda na mesma conferênci­a, o Presidente norte-americano disse que vai manter as fronteiras encerradas até que a situação da pandemia da Covid-19 na Europa melhore.

“Estamos a analisar a anulação do veto que impede a entrada nos EUA de viajantes provenient­es da Europa e depende do tempo que demorar a Europa a curar-se. A Itália está a começar a recuperar. Fico contente de ver isso com o meu amigo, o Primeiro-Ministro”, sublinhou, referindo-se ao chefe do Governo italiano, Giuseppe Conte. Donald Trump qualificou de “trágico” o impacto do surto do novo coronavíru­s na Europa, enumerando a Itália, Espanha, França e Alemanha como exemplos.

“Em todos os países a situação é trágica, mas muito em breve veremos o que sucede na Europa e, com certeza, queremos levantar o veto do encerramen­to de fronteiras e eles também o querem”, revelou o Presidente.

O encerramen­to das fronteiras com a Europa pelos EUA foi decretado em 14 de Março, por um período inicial de 30 dias que, entretanto, foi renovado, podendo prolongar-se enquanto o Presidente norte-americano achar necessário.

Ajuda financeira federal

O secretário do Tesouro norteameri­cano, Steven Mnuchin, disse hoje que os Estados que foram “mal administra­dos” financeira­mente no passado não terão direito a ajuda federal para responder à crise económica causada pela pandemia da Covid-19.

“Os Estados que foram mal administra­dos no passado não terão direito à resgate federal”, disse Mnuchin, quando interrogad­o sobre a possibilid­ade de o Governo federal vir a ajudar o Estado de Illinois, no Norte do país.

O Congresso dos EUA aprovou, nas últimas semanas, dois projectos de lei para concessão deumpacote­financeiro­demais de 1,5 biliões de dólares em ajuda ao impacto económico dacrisesan­itária.Paracombat­er apandemia,osGovernos­mandarampa­raacasa4,5milmilhõe­s de pessoas.

 ?? DR ?? O Presidente norte-americano pretende manter, também, as fronteiras do país encerradas
DR O Presidente norte-americano pretende manter, também, as fronteiras do país encerradas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola