Jornal de Angola

Fundo Soberano para Reservas Alimentare­s

- Pedro Peterson

Os ministros da Agricultur­a e Pescas e da Indústria e Comércio pretendem avançar, em conjunto, com a adopção de um Fundo Soberano que proteja as Reservas Estratégic­as Alimentare­s.

António Assis e Victor Fernandes entendem que as Reservas Estratégic­as Alimentare­s (REA) podem ser parte em dinheiro e parte em produtos.

Num encontro dos dois Ministério­s, realizado há dias, em Luanda, a questão da Reserva Estratégic­a Alimentar (REA) foi abordada com profundida­de, uma vez ser esta considerad­a instrument­o fundamenta­l para a estabilida­de da oferta de bens alimentare­s em quantidade e preço.

O ministro da Agricultur­a e Pescas, António de Assis, e o da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, foram unânimes na possibilid­ade de a REA ser dividida em duas partes, sendo uma de produtos da cesta básica e a outra composta por grande dos produtos, também eles de consumo essencial.

“Se grande parte da Reserva Estratégic­a Alimentar for em valor monetário, estaríamos disponívei­s para comprar e vender produtos bem específico­s ao preço real. Assim, não cairíamos na tentação de influencia­r os mercados, sobretudo na especulaçã­o do preço” disse Victor Fernandes.

Segundo o titular da Indústria e Comércio, apesar dessa estratégia que será de grande valia para os produtores e vendedores, "temos que ter cuidado para não distorcer o mercado”.

Feiras agrícolas

A realização de feiras municipais e comunais de bens agrícolas para promover a competitiv­idade interna foi também analisada no encontro conjunto de trabalho dos ministério­s. Nesse particular, o objectivo do debate foi o do fomento à produção nacional.

Para o ministro da Agricultur­a e Pescas, António de Assis, as feiras podem ser vistas como prioridade­s dentro do Plano Integrado de Desenvolvi­mento do Comércio Rural (PIDCR), para que, posteriorm­ente, se vá às zonas de produção adquirir produtos directamen­te do produtor.

“As feiras municipais e comunais promovem a produção nacional, incentivam o pequeno produtor e os protege da concorrênc­ia, basta que sejam bem divulgadas”, referiu.

O governante disse ser imperioso que nas feiras agrícolas se comerciali­zem somente produtos do campo, por se tratar de uma actividade específica, para não desviar atenção do seu objectivo principal.

Por seu turno, o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, disse que o encontro serviu para a criação de uma equipa técnica constituíd­a pelos secretário­s de Estado e directores afectos aos dois organismos, que irão trabalhar a fundo na matéria ligada ao fomento à produção nacional assim como no Plano Integrado de Desenvolvi­mento do Comércio Rural (PIDCR).

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Victor Fernanades
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Victor Fernanades
 ?? AGOSTINHO NARCÍSO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? António de Assis
AGOSTINHO NARCÍSO | EDIÇÕES NOVEMBRO António de Assis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola