Jornal de Angola

Governo em Tripoli condena “golpe” do general Haftar

-

O Governo de Acordo Nacional (GAN) em Tripoli condenou, ontem, mais um golpe de Estado do rival, o marechal Khalifa Haftar, que assegurou, na véspera, ter o mandato do povo para governar a Líbia.

Num breve discurso, na segunda-feira à noite, Haftar, homem forte do Leste da Líbia, anunciou que o comando geral do seu autoprocla­mado Exército tinha aceitado a vontade do povo e o seu mandato, sem precisar qual a instituiçã­o que tinha atribuído o referido mandato do povo. Também não indicou as implicaçõe­s políticas de tal mandato, nomeadamen­te o papel que desempenha­ria o Parlamento no Leste do país e o Governo paralelo nomeado por esta Assembleia eleita em 2014.

O Governo, reconhecid­o pela ONU, denunciou uma farsa e um novo golpe de Estado, que se junta a uma série de outros que começaram há anos. Considerou que Haftar até voltou-se contra os órgãos políticos paralelos que o apoiavam e que o designaram comandante do Exército.

Segundo o GAN, o marechal Haftar, que tenta desde Abril de 2019 ocupar a capital Tripoli, pretendia dissimular a derrota das suas milícias e mercenário­s e o fracasso do seu projecto ditatorial. “Os Estados Unidos, por seu turno, viram no anúncio do general Haftar uma sugestão segundo a qual as mudanças na estrutura política da Líbia podem ser impostas por uma declaração unilateral”, indicou o embaixador norte- americano na rede social Twitter. Acusadopel­oscríticos­dequerer instaurar uma nova ditadura militar na Líbia, o marechal Haftar também anunciou o fim do acordo de Skhirat, assinado no final de 2015 em Marrocos sob a égide da ONU, do qual resultou o GAN.

A ofensiva militar das forças de Haftar contra Tripoli causou centenas de mortos e mais de 200 mil deslocados internos e externos. A Líbia mergulhou no caos após a queda de Muammar Kadhafi, em 2011.

 ?? DR ?? Chefe do Governo de Acordo Nacional, com sede em Tripoli
DR Chefe do Governo de Acordo Nacional, com sede em Tripoli

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola