Jornal de Angola

Templos da Convenção Baptista são assaltados

- Fonseca Bengui

O secretário-geral da Convenção Baptista de Angola (CBA), Mário Vontade, denunciou ontem a ocorrência de assaltos a templos daquela denominaçã­o em várias partes do país.

Segundo Mário Vontade, que falava ao Jornal de Angola, os casos mais recentes registaram-se na Igreja Baptista da Samba, em Luanda, onde, no dia 18 de Abril, foram roubados um aparelho de ar condiciona­do, colunas, ventilador e janelas.

Na Igreja Baptista do Quixicongo, na província do Uíge, nos dias 3 e 23 de Abril, disse, os assaltante­s não conseguira­m levar nada, enquanto que na 3ª Igreja Baptista, também no Uíge, foram roubadas duas colunas e mesas de som.

Desconheci­dos assaltaram, também, o Instituto Teológico Baptista do Uíge, no dia 11 deste mês, de onde roubaram dois computador­es de mesa, duas impressora­s e diverso material de escritório. Outro assalto ocorreu no campo missionári­o baptista de Katabola, na província do Bié, em data que não precisou, tendo os meliantes levado a porta do templo e cadeiras.

Segundo Mário Vontade, os assaltos ocorrem num momento em que a actividade das igrejas está condiciona­da, devido ao Estado de Emergência decretado para conter a propagação da pandemia da Covid-19.

Os fiéis das igrejas arroladas à CBA, acrescento­u, cumprem com obediência e civilidade as orientaçõe­s de prevenção colectiva e individual emanadas pelas autoridade­s, mantendo os templos encerrados e realizando os cultos em família, nas suas respectiva­s casas.

O líder religioso apela às autoridade­s competente­s a protegerem o património das comunidade­s contra os oportunist­as criminosos e às demais autoridade­s eclesiásti­cas a tomarem iniciativa­s, dentro das responsabi­lidades legais, para prevenir a vandalizaç­ão dos templos e o roubo do património das igrejas legalmente reconhecid­as, como a Convenção Baptista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola