Jornal de Angola

Mundiais FIBA de Sub-17 em risco de adiamento

- António Ferreira

Os VI Mundiais FIBA 2020 em Sub-17, em feminino e masculino, competiçõe­s que as cidades de Cluj-Napoca (Roménia) e Sofia (Bulgária), entre 15 a 23 de Agosto e de 4 a 12 de Julho, correm o risco de adiamento face ao avanço da pandemia da Covid-19. A Federação Internacio­nal da modalidade (FIBA) reúne nos próximos dias o Bureau Central com recato para tomar medidas afins que visem salvaguard­ar as duas provas.

O adiamento parece ser a saída mais viável à semelhança de outras provas do calendário internacio­nal, atendendo a proximidad­e de datas e ao facto de os países organizado­res, mormente, a Roménia e a Bulgária terem prolongado o Estado de Emergência, que inclui as restrições severas ao movimento de pessoas, actividade desportiva, isolamento social obrigatóri­o, excepto para fazer compras, ir ao médico, trabalhar ou outras actividade­s essenciais.

No que diz respeito ao Mundial FIBA'2020 de Sub-17, classe feminina, Angola não conseguiu a qualificaç­ão. A representa­ção do continente afrixcano tem a responsabi­lidade do Mali e do Egipto.

As dezasseis selecções participan­tes foram agrupadas em quatro grupos de quatro países cada um. No Grupo A estão a Itália, Canadá, Coreia do Sul e Egipto; no Grupo B integram o Mali, EUA, Austrália e Espanha; no Grupo C defrontam-se a Lituânia, Rússia, Japão e Chile. Roménia, França, China e Porto Rico pelejam no Grupo D.

A prova será disputada no sistema de todos contra todos e apuram-se todas as selecções para a segunda fase com o formato de eliminação única a partir dos dezasseis-avosde-final. Os EUA são os actuais campeões mundiais e venceram quatro das cinco edições da competição. O domínio foi interrompi­do em 2016 pela Austrália ao derrotar a Itália na final.

Relativame­nte aos masculinos, o Mundial será disputado em moldes idênticos com um formato de dezasseis países, subdividid­os em quatro grupos. No Grupo A constam o Canadá, Austrália, Itália e Egipto; no Grupo B jogam a China, República Dominicana, França e Bulgária; no Grupo C defrontam-se a Turquia, Coreia do Sul, Argentina e Espanha. Rússia, EUA, Mali, Japão ou Nova Zelândia pelejam no Grupo D.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola