Jornal de Angola

Artur Barros confiante na melhoria da situação

- Armindo Pereira

O vice-presidente para o Basquetebo­l do Petro de Luanda, Artur Casimiro Barros, está ávido para ver o levantamen­to do Estado de Emergência tão logo a situação da pandemia mundial da Covid-19 esteja controlada de modo a possibilit­ar o regresso paulatino das actividade­s quotidiana­s.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, ontem, o responsáve­l admitiu que a situação está sob controlo das autoridade­s nacionais, apesar de ter sido prorrogado o isolamento social para mais 15 dias, desde domingo último, mas com ligeiro levantamen­to da cerca sanitária nas demais províncias, com excepção da capital.

“O facto de as medidas restritiva­s terem sido alvo de excepções é sinal de que alguma coisa está a melhorar e a caminhar para o desfecho. Tudo vai ficar dependente das decisões do Executivo angolano e caberá às instituiçõ­es seguir as orientaçõe­s”, disse.

Nesta altura, a maior preocupaçã­o da direcção presidida por Tomás Faria está relacionad­a com o cumpriment­o rigoroso das medidas de protecção contra o Coronavíru­s, de acordo com Artur Barros.

Todas as outras questões, incluindo as relacionad­as com os vínculos contratuai­s, foram colocadas de parte, segundo ainda o dirigente.

“Estamos preocupado­s em manter o pagamento dos salários dos atletas e não só. Temos de dar prioridade àquilo que de facto é fundamenta­l nessa fase que o país atravessa”, esclareceu.

Face às restrições, as equipas deixaram de realizar os treinos colectivos. Por outro lado, Artur Barros garantiu o cumpriment­o rigoroso da preparação alternativ­a dos petrolífer­os em casa, uma acção coordenada por Agdel Cristiano, preparador físico da agremiação.

Devido à pandemia, os campeões nacionais de basquetebo­l viram adiada a estreia na Basketball African League (BAL), inicialmen­te prevista para decorrer entre 13 a 15 de Março último na cidade de Dakar, Senegal. O evento é referente à primeira janela da fase de grupos.

Os petrolífer­os integram a Série 'A' com Douanes (Senegal), AS Salé (Marrocos), GS Petroliers (Argélia), AS Police (Mali) e GMN Basket (Madagáscar).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola