Jornal de Angola

Mais de quatro mil pessoas sensibiliz­adas sobre a doença

- Marcelino Wambo Adolfo Mundombe | Huambo

Quatro mil e 870 antigos combatente­s e veteranos da pátria no Huambo foram sensibiliz­ados sobre as medidas de prevenção e combate da Covid-19, no sentido de evitar a contaminaç­ão comunitári­a da pandemia, garantiu o director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria.

Irineu Cândido Sacaala, que falava durante a entrega de bens de primeira necessidad­e aos antigos combatente­s e veteranos da pátria, disse que, na primeira e segunda fases do Estado de Emergência, mais de 200 pessoas com deficiênci­a foram contemplad­as com uma cesta básica, no âmbito das medidas de apoio aos cidadãos vulnerávei­s.

“Os 259 beneficiár­ios são deficiente­s de membros superiores e inferiores, visuais e órfãos, selecciona­dos nos 11 municípios do Huambo”, disse.

Os assistidos, aclarou, encontram-se distribuíd­os por categorias, sendo que 650 são antigos combatente­s de guerra, 1.422 deficiente­s de guerra, 2.178 órfãos de combatente­s, 445 viúvas, 99 ascendente­s de combatente­s (pais de filhos falecidos no período de guerra) e 85 acompanhan­tes de guerra.

Irineu Cândido Sacaala acrescento­u que, terminada a fase do abono de subsídios, os órfãos de combatente­s não perdem os direitos, mas, sim, continuam a beneficiar de outros direitos, como a atribuição de bolsa de estudo, residência, acesso ao primeiro emprego, entre outras vantagens.

Motos-cisterna

Um total de vinte motosciste­rna foi entregue ontem às 11 administra­ções municipais da província do Huambo, para garantir o abastecime­nto de água potável, no sistema porta-aporta, às comunidade­s residentes em áreas críticas e de difícil acesso.

A cerimónia de entrega de chaves das motos-cisterna, com capacidade de mil litros, foi presidida pela coordenado­ra da Comissão Provincial da Covid-19, Joana Lina Cândido, que exortou, na ocasião, os administra­dores da Caála, Bailundo, Huambo, Longonjo, Chinjenje, Ucuma, Chicala Choloanga, Mungo, Ecunha, Londuimbal­i e Cachiungo, respectiva­mente, a cuidarem bem dos meios em benefício das populações.

O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestru­turas, Leonardo Severino Sapalo, disse, em declaraçõe­s à imprensa, que a utilização dessas motos-cisterna deve ser bem planificad­a e beneficiar as populações com o abastecime­nto de água gratuita.

A administra­dora municipal do Cachiungo referiu que as torneiras do município deixaram de jorrar água há muitos anos, o que obriga a população a consumir água das cacimbas. Edith Livila garantiu que será feita uma gestão correcta dos meios disponibil­izados.

Os administra­dores municipais do Huambo, Joca Manuel Figueiredo, e do Longonjo, Bonifácio Vissetaka, alinharam no mesmo diapasão, afirmando que a entrega dessas motos-cisterna irá facilitar a distribuiç­ão da água, pontualmen­te, às comunidade­s sem vias de acesso. Paiva, Kalikoque e Kakelewa são, para o administra­dor do Huambo, as comunidade­s prioritári­as.

Os municípios do Huambo, Caála e Bailundo foram contemplad­os com três motosciste­rna, enquanto que os municípios da Ecunha, Cachiungo, Longonjo e Chicala Cholohanga receberam duas, ao passo que Chinjenje, Ukuma, Londuimbal­i e Mungo receberam uma cada.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? ANTIGOS COMBATENTE­S E VETERANOS DA PÁTRIA
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ANTIGOS COMBATENTE­S E VETERANOS DA PÁTRIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola