Jornal de Angola

Não sei que estudos foram feitos para a nova tabela do IRT

-

O valor percentual de 5% tem a ver com o peso que tem o IRT a nível do total do valor percentual da receita tributária (100%: 15.970 milhões de kwanzas. Nunca atingiu os 5%. Talvez por isso as várias mexidas que o IRT teve desde 2014. Não sei que estudos foram feitos para vir a ser utilizada a nova tabela do IRT, mas no meu entender, repetindo o que já disse, é necessário ver onde se situa a maior faixa de vencimento­s e qual o impacto que vai ter a nível do encaixe do IRT para o Estado. Quantos contribuin­tes com vencimento­s superiores a 1.000.000 kwanzas existem e qual o impacto a nível de receita?

Será que não teremos mais preocupaçõ­es a nível da colecta do IRT, uma vez que a taxa de desemprego tende a aumentar, devido ao Covid19, que surgiu de forma desesperad­a, numa altura em que o país enfrenta uma crise económica e financeira?

De acordo com o Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), a taxa de desemprego no quarto trimestre de 2019 cifrava-se nos 32%. Tudo indica que com a Covid-19 o desemprego venha a aumentar. Porém, não me parece, que se parte dos desemprega­dos passarem a ter trabalho, eles irão constar da faixa de remuneraçã­o superior a 1.000.000 de kwanzas, pelo que o aumento do IRT não vai ter influência.

Significa que com a mudança do Código Geral Tributário (CGT), assistir-se-á maior celeridade no procedimen­to para a angariação de mais receitas para o Estado?

A Assembleia poderá alterar em concreto a Lei nº 21/14 de 22/10. De forma directa, não traz maior receita tributária para o Estado, mas caso houver uma boa articulaçã­o com outros regulament­os fiscais.

Há algum aspecto que lhe inquieta na proposta do CGT enquanto fiscalista?

É necessário que os valores inseridos nas várias Leis e no DP (Diário da República) sejam uniformes, e não serem usados nos vários ordenament­os fiscais, quer em kwanzas, quer equivalent­e em dólares, e ainda em Unidade de Correcção Fiscal. Julgo que esta última deve ser a mais universal. É necessário que o novo CGT defina melhor a defesa do contribuin­te e os prazos emanados no artigo 90º em concreto o de conclusão do processo tributário que é de 90 dias a ser reduzido para 60 dias.

O artigo 229º do CGT define que toda a legislação tributária deve obedecer aos princípios e normas do CGT, o que muitas vezes não acontece, como exemplo, o DP 180/19 no que respeita ao reembolso do IVA, mais propriamen­te o encontro de contas de dívidas fiscais com o reembolso, fruto de ser uma legislação posterior à Lei 21/14.

 ??  ?? Há um maior percentual de 3,32 registado em 2019, e até agora, não se conseguiu atingir, em nenhum dos exercícios passados, um peso acima de 5% da receita tributária. Quais as razões que estiveram na base disso?
Há um maior percentual de 3,32 registado em 2019, e até agora, não se conseguiu atingir, em nenhum dos exercícios passados, um peso acima de 5% da receita tributária. Quais as razões que estiveram na base disso?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola