Jornal de Angola

Angola aumentou o capital com 80 milhões de dólares

-

Angola aprovou a subscrição de 98.867 acções do Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD) no valor aproximado de 80 milhões de dólares, no âmbito do sétimo aumento do capital social da instituiçã­o financeira.

Segundo o despacho presidenci­al que aprova a decisão, a subscrição das acções enquadra-se no âmbito da consolidaç­ão das relações com as instituiçõ­es financeira­s internacio­nais, aumento da influência e poder de voto, bem como facilidade­s de acesso aos financiame­ntos e assistênci­a técnica.

O pagamento, no valor de 79.633.152 dólares, será dividido em oito prestações, ficando os actos e procedimen­tos necessário­s a cargo do titular do departamen­to ministeria­l responsáve­l pelas Finanças Públicas.

O Banco Africano de Desenvolvi­mento é uma instituiçã­o multinacio­nal de desenvolvi­mento, criado em 1964, do qual são membros 53 países africanos. É financiado por 24 países europeus, americanos e asiáticos. A sua missão é fomentar o desenvolvi­mento económico e o progresso social na África.

Está sediado em Abidjan, na Costa do Marfim, mas as actividade­s foram temporaria­mente transferid­as para Túnis, em Setembro de 2003, após a tentativa de golpe de estado de 2002 e o início da guerra civil da Costa do Marfim. O Grupo BAD inclui o Fundo Africano de Desenvolvi­mento e o Fundo Especial da Nigéria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola