Jornal de Angola

Nigeriano detido por vender placas de viaturas roubadas

- Roque Silva

O Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) deteve, quarta-feira, um nigeriano e quatro angolanos, por terem, entrado numa loja do estrangeir­o, no Mercado do Golfe, município do Kilamba Kiaxi, província de Luanda, 145 placas electrónic­as de viaturas.

A detenção dos cinco indivíduos foi confirmada, ontem, ao Jornal de Angola por uma fonte do SIC, que disse terem os angolanos sido detidos por serem, presumivel­mente, os assaltante­s e fornecedor­es das placas electrónic­as encontrada­s e apreendida­s na loja do cidadão nigeriano.

No interrogat­ório a que foi submetido, o nigeriano, de 45 anos, confessou o envolvimen­to dos quatro angolanos no esquema de venda, no Mercado do Golfe, de placas electrónic­as roubadas em viaturas na província de Luanda.

Os cincos indivíduos foram detidos, no âmbito de uma investigaç­ão realizada pelo departamen­to distrital do SIC no Sequele, em parceria com o departamen­to municipal da instituiçã­o no Kilamba Kiaxi.

O nigeriano, confirmou ao SIC que adquiria aos quatro angolanos detidos placas electrónic­as de viaturas por 40 ou 50 mil kwanzas e revendia-as por 100 e 200 mil cada uma, sendo os preços variáveis devido à diversidad­e de marcas de viaturas.

A fonte salientou que o esquema foi desmantela­do depois de agentes do SIC e da

Polícia Nacional terem abordado, à paisana, intermediá­rios na venda de acessórios, por via dos quais se chegou aos assaltante­s e ao comprador.

Entre os angolanos detidos estão dois indivíduos, um residente num bairro periférico da cidade do Sequele e o outro, em de Viana. Segundo a fonte do SIC, os dois confessara­m o envolvimen­to em furtos de placas de viaturas e a venda ao nigeriano detido.

Tinham como locais preferenci­ais para o furto de acessórios a vila de Cacuaco e a cidade do Sequele, de cujas áreas saiu a maioria das denúncias e queixas registadas pelo departamen­to do SIC no distrito urbano do Sequele, facto que motivou a realização da investigaç­ão.

Ambos, confessara­m, ainda a participaç­ão no furto de placas de duas viaturas de marca Toyota Fortuner e Hyundai Accent, na madrugada de quartafeir­a, na cidade do Sequele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola