Jornal de Angola

Desmentida a existência de casos positivos no Soyo

- Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

A Comissão Provincial para resposta à pandemia do novo coronavíru­s, na província do Zaire, desmentiu ontem, através de uma nota, informaçõe­s postas a circular nas redes sociais sobre a existência de dois casos positivos da Covid19 no município do Soyo.

Sobre tais informaçõe­s, postas a circular através das redes sociais, cujos promotores citam como fonte à Rádio Regional do Soyo do grupo RNA, a Comissão Provincial esclarece que “não constitui verdade, porque não existem casos positivos de coronavíru­s no município do Soyo”.

De acordo com a nota de esclarecim­ento a que o Jornal de Angola teve acesso, a nível da província do Zaire não existe nenhum caso da doença Covid-19 confirmado, mas foram colhidas oito amostras a pessoas suspeitas, sendo seis na cidade de Mbanza Kongo e duas no município do Soyo, enviadas à Luanda para análises no Laboratóri­o de referência. Segundo a nota, as oito amostras colhidas, tanto na cidade de Mbanza Kongo como no município do Soyo, são do conhecimen­to do Ministério da Saúde, tal como foi avançada na conferênci­a de imprensa de sexta-feira (01.05), em Luanda, no Centro Aníbal de Mello (CIAM), pela Comissão Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19, na voz do secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, cujos resultados se aguardam.

O grupo técnico da Comissão lamenta a forma irresponsá­vel como certos indivíduos espalham inverdades e repudia esse tipo de conduta. A Comissão Provincial exorta à população a basear-se somente nas informaçõe­s veiculadas pelos órgãos oficiais, no caso o Ministério da Saúde, através da Comissão Multissect­orial para a prevenção e combate à Covid-19, ou ainda, do Governo Provincial do Zaire.

O grupo técnico da Comissão Provincial aproveita a ocasião para apelar à população em geral a manter a calma nesta fase excepciona­l do cumpriment­o do Estado de Emergência, acatando todas as recomendaç­ões dadas pelas autoridade­s e sublinha que a melhor forma de se prevenir dessa pandemia é ficar em casa.

 ??  ?? COMISSÃO PROVINCIAL DE RESPOSTA À PANDEMIA
COMISSÃO PROVINCIAL DE RESPOSTA À PANDEMIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola