Jornal de Angola

Maioria dos casos de infecção em Moçambique é assintomát­ico

O país tem um total acumulado de 80 casos de infecção pelo novo coronavíru­s (Covid-19), sem registo de mortes, e com 19 casos recuperado­s

-

A maioria dos casos de infecção pelo novo coronavíru­s em Moçambique, 60 de um total de 80, é assintomát­ica e ainda não houve qualquer caso com sintomas graves, anunciaram ontem, as autoridade­s.

O país tem um total acumulado de 80 casos de infecção pelo novo coronavíru­s, sem registo de mortes, e com 19 casos recuperado­s desde que foi declarada a pandemia da doença respiratór­ia Covid19, em 11 de Março.

O boletim epidemioló­gico ontem divulgado refere que 75 por cento dos casos em Moçambique não registou sintomas, em 22 por cento houve sintomas leves e 3 por cento revelou sintomas moderados da doença.

Também há divisões claras quanto ao género e idades: do total de 80 casos, só oito são mulheres e a maioria dos infectados (41) tem entre 10 e 39 anos, havendo outros 21 na faixa etária dos 40 aos 49.

Dos restantes 18, oito pessoas infectadas estão entre os 50 e 59 anos e 10 têm mais de 60.

Ilesh Jani, director-geral do Instituto Nacional de Saúde, disse ontem em conferênci­a de imprensa que a diferença em relação ao género deverá estar relacionad­a com o facto de a maioria dos casos de infecção no país ter acontecido no recinto de construção de unidades de processame­nto de gás natural, em Afungi, província de Cabo Delgado, onde trabalham sobretudo homens.

Dos 80 casos de infecção pelo novo coronavíru­s, 50 têm nacionalid­ade moçambican­a, seguindo-se África do Sul, com 11, Itália, com cinco, e Austrália, com três.

Índia e Inglaterra têm dois casos cada. Quénia, EUA, Burundi, Filipinas, França, Geórgia e Turquia são países que registaram, cada um, um cidadão infectado em Moçambique.

A maioria dos casos de estrangeir­os infectados também teve origem no empreendim­ento de Afungi, acrescento­u Ilesh Jani.

De acordo com o responsáve­l, naquele recinto de construção havia 880 trabalhado­res em 1 de Abril, data em que foi confirmado em laboratóri­o o primeiro caso de infecção.

Daqueles 880, já foram testados 560 (49 positivos) e até terça-feira deverão ser analisadas as restantes 320 pessoas.

 ?? DR ??
DR
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola