Jornal de Angola

Os lugares do mundo sem casos confirmado­s

-

Existem 33 países e território­s que ainda não relataram um único caso da Covid-19.

Apesar de mais de 3 milhões de pessoas um pouco por todo o mundo já terem contraído o novo coronavíru­s, a verdade é que ainda existem 33 países e território­s que não relataram um único caso da Covid-19. A lista inclui países tão distintos como o arquipélag­o das Comores, o Lesotho, o Tadjiquist­ão ou o Turquemeni­stão, mas também pequenas nações insulares distantes do Pacífico, como Nauru, Kiribati e Ilhas Salomão.

Segundo dados apresentad­os pela agência Reuters, no passado dia 20 de Abril 214 países e território­s dos 247 reconhecid­os pelas Nações Unidas tinham registado pelo menos um caso positivo do vírus SARS-CoV-2. Destes, 190 também sofreram transmissã­o local - o vírus espalhou-se na comunidade. Houve mortes em pelo menos 166 deles.

Ainda assim, o facto de um país não relatar nenhuma infecção pelo novo coronavíru­s não significa necessaria­mente que não existiram casos.

Por exemplo, a Coreia do Norte, não registou nenhum caso do novo coronavíru­s, mas faz fronteira com a China, a Rússia e a Coreia do Sul, todos os países que lidam com um número alto de casos, o que significa que o vírus pode ter entrado neste Estado.

No que toca à disseminaç­ão dos casos do novo coronavíru­s em várias regiões mundiais, a Ásia experiment­ou aproximada­mente duas amplas cadeias de transmissã­o através das fronteiras, enquanto na Europa muitos países começaram a relatar casos na semana a partir do final de Fevereiro.

Por outro lado, a América do Sul e a África pareciam livres do vírus nos meses de Janeiro e Fevereiro, mas a verdade é que a Covid19 se alastrou rapidament­e pelos dois continente­s, com o Brasil, por exemplo, a ser um dos principais “alvos” do novo coronavíru­s.

Anguilla, Gronelândi­a, as ilhas caribenhas de St. Barts e Santa Lúcia e o Iémen são os cinco países e território­s que, aparenteme­nte, conseguira­m livrar-se do vírus após terem confirmado casos positivos da Covid-19. Nenhum relatou mortes ou declarou qualquer caso actualment­e ativo, sendo que os anteriores casos positivos recuperara­m completame­nte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola