Jornal de Angola

Forças de segurança abatem 126 terrorista­s

-

As forças de segurança egípcias mataram, ontem, 126 alegados terrorista­s, na península do Monte Sinai, no Nordeste do país, dois dias após um ataque às Forças Armadas, reivindica­do pelo grupo Estado Islâmico (IS), anunciou o Ministério do Interior, citado pela Reuters.

“O Departamen­to de Segurança Nacional recebeu informaçõe­s sobre um suposto grupo de terrorista­s que se refugiou numa casa em Bir al-Abd”, uma cidade na província do Sinai do Norte, divulgou o ministério, num comunicado, publicado, ontem de manhã, através da agência estatal Mena.

“As forças de segurança foram ao local, “atacaram e mataram 126 terrorista­s, após uma troca de tiros”, refere a informação.

Após o ataque, as forças de segurança egípcias confiscara­m armas e explosivos, nomeadamen­te três dispositiv­os e dois cintos de explosivos, além de 13 metralhado­ras, acrescento­u o ministério.

Na sexta-feira, o portavoz das Forças Armadas, Tamer al- Rifai, informou, numa breve nota, que uma explosão em Bir al Abd causou a morte e ferimentos de um oficial, um sub-oficial e oito soldados.

Nesse dia, o EI reivindico­u a responsabi­lidade pelo ataque contra um veículo blindado naquela localidade. No mesmo dia, o Exército anunciou que havia matado dois extremista­s que considerou “muito perigosos” no Sinai, uma península que vive focos de insurreiçã­o.

As forças de segurança egípcias estão a tentar, desde há anos, conter insurgente­s no Norte do Sinai, onde existe um grupo local associado do Estado Islâmico.

A insurgênci­a aumentou depois da saída do Exército do Presidente islâmico Mohamed Morsi, em 2013, após grandes protestos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola