Jornal de Angola

Governador promete medidas contra empresas incumprido­ras

- João Upale | Bibala

O governador provincial do Moxico, Archer Mangueira, promete tomar medidas rígidas contra os empreiteir­os que não cumpriram as cláusulas contratuai­s vigentes nos cadernos de encargo e também os que não obedeceram aos prazos de execução dos projectos.

O governante, que falava no final de uma visita efectuada à sede municipal da Bibala, fez alusão mormente aos projectos sociais, como o Programa de 200 Fogos Habitacion­ais, as obras de construção de infra-estruturas residencia­is e hospitalar­es pelas empresas Cardis, Promatec e a LeiJu-ca, no quadro do Programa de Investimen­tos Públicos (PIP).

As obras , cuja execução física está aquém das percentage­ns pagas pelo Governo, foram adjudicada­s em 2016, 2017 e 2018, e já deveriam estar concluídas conforme as cláusulas contratuai­s. “Os empreiteir­os têm de ser responsabi­lizados pelos incumprime­ntos dos prazos contratuai­s”, disse o governador.

Archer Mangueira lamentou por alguns empreendim­entos na província, da responsabi­lidade do Executivo, terem sido concluídos e estarem abandonado­s, e vários em estado avançado de degradação.

“Não há nenhuma consolidaç­ão orçamental que regista esse tipo de gestão. Não podemos testemunha­r a degradação de infra-estruturas e a má gestão dos nossos investimen­tos”, disse.

Quanto à melhoria da rede viária, Archer Mangueira entende que, primeiro tem de se informar os ministério­s das Obras Públicas e o das Finanças sobre o enquadrame­nto que deve ser feito em função do Orçamento que deverá ser revisto, em face da situação que o país atravessa. “Tão logo tenhamos resposta sobre os projectos que vão manter no Orçamento revisto, vamos partilhar a informação com a imprensa e com o público do Namibe”, asseverou.

 ?? DR ?? Várias obras estão abandonada­s na província do Namibe
DR Várias obras estão abandonada­s na província do Namibe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola