Jornal de Angola

“Dama Bu” reaparece depois do “seu” funeral

- André Sibi

Edna António Filipe Borja, de 26 anos, mais conhecida por “Dama Bu”, voltou ontem ao seio familiar, por volta das 13 horas e trinta minutos, no bairro Prenda, em Luanda, depois de estar desapareci­da desde o dia 5 de Abril, tendo a família enterrado sextafeira (1 de Maio), no cemitério do Benfica, um corpo, que supunham ser dela.

De acordo com o irmão, Adilson António Filipe, que não aceitou dar mais pormenores sobre o sucedido, meio apreensivo dada a orientação familiar para não prestar declaraçõe­s à imprensa, a família fez várias diligência­s para encontrar Edna António Filipe, mas sem sucesso.

Na última semana de Abril, acrescenta, a família voltou a procurar em unidades hospitalar­es, cadeias e morgues da capital, tendo deixado fotografia­s para a sua identifica­ção. Quinta-feira, a família foi chamada para identifica­r um cadáver, encontrado na gaveta número cinco da morgue do Hospital Maria Pia, em estado de putrefacçã­o.

Segundo Adilson António Filipe, tendo em conta as restrições impostas pelo Estado de Emergência, deslocaram­se à morgue poucos familiares, incluindo o irmão mais velho, cuja identifica­ção não foi revelada, que confirmou tratar-se da irmã mais nova, a partir de alguns traços, bem como das tatuagens. Marta Alexandrin­a, nome fictício, vizinha de “Dama Bu”, confirmou que a família realizou um funeral na última sextafeira, no cemitério do Benfica. “Não foi possível permanecer no local, devido ao cheiro resultante do estado de putrefacçã­o do corpo”.

Fausto de Almeida, também vizinho, disse ao Jornal de Angola que Edna António Filipe é dançarina de profissão. O pseudónimo “Dama Bu” herdou nas lides da dança, nas maratonas do Prenda.

Para espanto da família, Edna António Filipe apareceu ontem em casa, o que causou susto aos vizinhos e familiares mais próximos. Para conter a azáfama, a família fechou o portão do quintal, totalmente gradeado, não permitindo o acesso nem às equipas de reportagem do Jornal de Angola e da TV Zimbo.

Os familiares vivem nas imediações do lote 22, no Prenda, a escassos metros do Instituto Médio Industrial Simione Mucune. A notícia sobre o aparecimen­to de “Dama Bu”, de 26 anos, despertou o interesse de muita gente, que se deslocou ao local querendo conhecê-la. Edna António Filipe é solteira e mãe de três filhos. Até ao fecho desta edição, o Jornal de Angola tentou contactar os Serviços de Investigaç­ão Criminal e da Saúde Pública para mais pormenores sobre a identifica­ção de corpos na morgue, mas sem sucesso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola