Jornal de Angola

Pandemia da Covid-19 ofusca o Dia das Mães

- André da Costa

O Dia

das Mães, que ontem se assinalou, foi ofuscado pela Pandemia da COVID19, que está a enlutar milhares de famílias.

Em Angola a data não passou despercebi­da. Suzana Francisco é mãe de dois filhos e vive no município de Viana. Funcionári­a do Ministério do Interior, passou o Dia das Mães a trabalhar, com outros colegas, entre homens e mulheres. A jovem mãe disse que recebeu uma felicitaçã­o via telefónica do esposo e da filha de cinco anos.

Suzana Francisco considera que o Dia das Mães representa coragem para todas as mulheres do mundo, em particular as angolanas, que diariament­e fazem esforços para educar e sustentar os filhos e em muitos casos até o marido.

Considera que o ano de 2020 não está a correr bem, em especial para as mulheres, devido à Pandemia do COVID-19, que ameaça o mundo, com a morte de milhares de pessoas. “Em Angola as mães sofrem muito para sustentar a família e educar os filhos, pelo facto de muitas serem solteiras e sozinhas sustentare­m o lar. Por isso, encorajo as mulheres a continuare­m a lutar, para darem o melhor aos filhos, apensar de ser uma tarefa complicada”.

Para a cidadã Maria Helena, 48 anos, residente no Distrito Urbano do Sambizanga, ser mãe, de três filhos, representa uma felicidade enorme. Maria Helena, que é viúva e desemprega­da, sustenta os filhos com a comerciali­zação de frutas, numa pequena bancada colocada junto à porta de casa.

À semelhança de Suzana Francisco, Maria Helena recebeu felicitaçõ­es dos filhos, que estão desemprega­dos. “Logo pela manhã, os meus filhos me desejaram um feliz Dia das Mães” e agradeci, de coração.

Josefa Mateus, mãe de cinco filhos, assinalou a data de forma satisfatór­ia. Recebeu presente do esposo, um perfume, e feli

citações dos quatro filhos.

Catarina Martins é mãe de dois filhos e ganha a vida com a venda ambulante. Não recebeu presente do marido nem felicitaçõ­es dos filhos pequenos. Alega que faz todos os esforços no sentido de ajudar o marido a sustentar os filhos. Catarina apelou ao Executivo no sentido de oferecer melhores condições aos citadinos, de formas que as crianças cresçam bem e tenham saúde, educação e um bom ambiente no bairro.

O Dia das Mães ou Dia da Mãe é uma data comemorati­va que homenageia anualmente a figura familiar materna e a maternidad­e. A data de comemoraçã­o varia de acordo com o país. Em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) a data é comemorada no primeiro domingo do mês de Maio e no Brasil, no segundo domingo deste mês.

A história da criação do Dia das Mães começou numa pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental, nos Estado Unidos, no mês de Maio de 1905. Foi nesta cidade que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageas­sem as suas mães.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola