Jornal de Angola

Juiz impedido de viajar chega em breve ao Namibe

-

O Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial informou ontem, em nota, que o juiz Januário Catengo, impedido, na semana passada, pela Polícia Nacional de seguir viagem de Luanda para o Namibe, por violação da Cerca Sanitária Provincial, chega em breve ao seu domicílio profission­al.

Uma nota do Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa daquele órgão informa que o magistrado em causa está colocado na 2ª Secção da Sala dos Crimes Comuns da Comarca de Moçâmedes e o seu regresso ao domicílio profission­al mais não representa senão dar cumpriment­o ao que a lei prevê e autoriza.

“Diligência­s efectuadas levam esta direcção a informar a todos os magistrado­s judiciais que o juiz em causa chega, em breve, ao seu domicílio profission­al”, refere a nota, que anuncia uma reunião do plenário do CSMJ para analisar o caso. O documento esclarece que o juiz Januário Catengo estava a cumprir as determinaç­ões da Constituiç­ão

da República e do Decreto Presidenci­al nº 120/20, de 24 de Abril, que prorroga o Estado de Emergência, assim como as Resoluções do Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial de 25 de Março e 16 de Abril.

“A Constituiç­ão é clara ao enunciar, através da alínea b) do nº 5 do artigo 58º que, em caso algum o Estado de Emergência pode afectar os direitos e imunidades dos membros dos órgãos de soberania”, acrescenta.

Esclarece que as Resoluções do Conselho Superior da Magistratu­ra, de 16 de Abril e 25 de Março recomendam à actuação célere, pontual e rigorosa dos magistrado­s, no sentido da preservaçã­o da dignidade dos arguidos detidos e presos preventiva­mente.

O porta-voz da Comissão Multisecto­rial de combate e prevenção da Covid-19, subcomissá­rio Waldemar José, disse que o direito de circulação está suspenso para todos, não importando a qualidade da entidade.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial anuncia plenário
EDIÇÕES NOVEMBRO Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial anuncia plenário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola