Jornal de Angola

Rússia é a nova frente de combate à Covid-19

-

A Rússia

representa a nova frente de combate à Covid19 na Europa. O número de novos casos e de mortes tem vindo a subir de dia para dia e a situação está longe de estar controlada. Entre as mais de sete mil infecções registadas nas ultimas 24 horas está o primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, que já informou Vladimir Putin que se ia isolar.

Outro primeiro-ministro que contraiu a doença foi Boris Johnson. O inglês já está recuperado, voltou a semana passada ao trabalho e nesta propõe-se apresentar um plano de desconfina­mento. O primeiro discurso após o regresso foi optimista, com o líder britânico a confirmar que o pico da doença estava ultrapassa­do no país e que já se encontrava­m na fase descendent­e da curva.

A França está já um passo à frente e quinta-feira o ministro da Saúde, Olivier Véran, apresentou um mapa com os 35 departamen­tos classifica­dos pela propagação do vírus. O plano de desconfina­mento terá início pelos departamen­tos assinalado­s com a cor verde, onde a doença causou um impacto menor.

Na Alemanha, parques infantis e museus podem reabrir mas a decisão relativa às escolas foi adiada para esta semana. Após uma reunião com os 16 líderes regionais do país, a chanceler Angela Merkel pediu disciplina à população.

Na Dinamarca, as autoridade­s admitiram que o regresso às aulas provocou um aumento na taxa de propagação do vírus mas, como o número de novas infecções se mantém estável, estão previstas novas medidas de desconfina­mento.

Na República Checa também já se caminha rumo à normalidad­e mas com calma.As restrições nas universida­des são para continuar e os festivais de música agendados para o próximo verão foram proibidos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola