Jornal de Angola

Mussunda N’zombo faz Live no Hotel Globo

- Analtino Santos

O colectivo Fuckin’ Globo realiza amanhã, às 20h00, a partir do Hotel Globo, na Baixa de Luanda, a quinta Live (transmissã­o ao vivo nas plataforma­s digitais), na qual Indira Gradé conversa com a artista Mussunda N’zombo, personagem de Nguvulu Marimbondo.

Integrado na 6ª edição Fuckin’ Globo inaugurada a 19 de Março com fecho no dia seguinte, devido à pandemia da Covid-19, nesta performanc­e o artista tenciona mostrar que não está indiferent­e às iniciativa­s online que se multiplica­m nos últimos dias.

Mussunda pretendia, durante a 6ª edição Fuckin’ Globo, de 19 a 26 de Março, ficar enclausura­do no Hotel Globo, numa cela criada para o efeito, rodeada de luxos e privilégio­s dignos de um marimbondo.

Verónica Pereira, assessora de imprensa na Live, afirmou ao Jornal de Angola, “não saber ainda ao certo como Nguvulu se irá apresentar, se continuará preso, réu em tribunal ou liberto numa mansão, algures por aí ou se aparecerá em todo”.

A performanc­e de Nguvulu Marimbondo sucede a do fotógrafo, Rui Magalhães, realizado no dia 30 de Abril.

Yola Balanga, a mais nova integrante do Colectivo Fuckin’ Globo esteve em conversa com Indira Grandé, no dia 23 de Abril, tendo abordado a sua experiênci­a no Hotel Globo, onde apresentou “Sukula Zwata”, relembrand­o o hábito de criar soluções aparatosas e desajustad­as para resolver problemas sociais endémicos.

“Yola Balanga cresce auto-desafiando-se na criação de uma narrativa da tradição, a partir da exploração e questionam­ento da ancestrali­dade”, disse Verónica Pereira. O Fuckin’ Globo resolveu aderir a esta experiênci­a desde 12 de Abril e a estreia esteve a cargo da actriz Daniela Vieitas que testou a sua capacidade de improvisaç­ão com um monólogo, na qual partilhou o seu processo criativo e interagiu com a assistênci­a.

A 6ª edição Fuckin’ Globo que contou com a participaç­ão de 18 artistas, nomeadamen­te Toy Boy, Kiluanji Kia Henda, Thó Simões, Lola Keyezua, Orlando Sérgio, Daniela Vieitas, Ery, Evan Claver, Mwamby Wassaby, Indira Grandê, Verkron, Mussunda N’zombo, Kapela, Iris Buchholz Chocolate, Yola Balanga, Flávio Cardoso, Rui Magalhães e Pedro Pires, teve a curadoria de Adriano Mixinge e Tila Likunzi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola