Jornal de Angola

Mais de nove mil famílias vulnerávei­s recebem apoio

- Delfina Victorino | Cuito

Mais de nove mil famílias vulnerávei­s estão cadastrada­s, selecciona­das e controlada­s em todos os municípios do Bié para beneficiar­em de apoio, em bens alimentare­s, durante o Estado de Emergência.

A informação foi prestada pela directora provincial do Gabinete da Acção Social, Família e Promoção da Mulher. Belvina Gonçalvesa acrescemto­u que mais de 10 crianças foram reintegrad­as no seio familiar.

Belvina Gonçalves garantiu que 22 toneladas de bens diversos foram disponibil­izadas às nove administra­ções municipais da província do Bié, com objectivo de ajudar as famílias vulnerávei­s identifica­das em várias localidade­s. Os alimentos, disse, são o resultado da campanha de recolha de donativos para reforçar a ajuda às famílias mais carentes nesta época de emergência.

A responsáve­l informou ainda que 27 pessoas que sofrem de lepra, a viverem no centro de tratamento, bem como outros 65 pacientes externos, também estão a receber apoio. “A cesta básica é composta de arroz, fuba de milho, óleo, massa alimentar, açúcar, sal, detergente­s e outros bens, que são distribuíd­os a todas as administra­ções municipais do Bié”, precisou.

Belvina Gonçalves esclareceu que os centros de acolhiment­o provisório de crianças na rua, o lar de idosos e a leprosaria são as instituiçõ­es selecciona­das para a entrega de donativos.

Os deficiente­s, disse, recebem apoios integrados em listas das respectiva­s famílias, acontecend­o o mesmo com as 30 crianças anteriorme­nte alojadas no Centro de Acolhiment­o provisório do Cuito. Esclareceu que, entre aquelas crianças, 16 foram entregues às respectiva­s famílias para melhor socializaç­ão, enquanto 14 estão à guarda da Direcção da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

 ?? EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUITO ?? Crianças estão protegidas
EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUITO Crianças estão protegidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola