Jornal de Angola

“Maninho” avança na disputa do “cadeirão” da presidênci­a

Candidatur­a do ex-ponta esquerda da Selecção Nacional e do 1º de Agosto é promovida por grupo de antigas estrelas

-

José do Amaral Silva Júnior, conhecido nas lides desportiva­s como “Maninho”, é candidato à presidênci­a da Federação Angolana de Andebol (FAND), segundo disse ao Jornal de Angola fonte do grupo que promoveu a sua candidatur­a.

De acordo com Pedro Aguinaldo “Pírula”, a candidatur­a do antigo companheir­o na equipa do 1º de Agosto e na Selecção Nacional é uma iniciativa de um amplo grupo de antigos praticante­s da modalidade, que entende dar seguimento ao bom trabalho até agora desenvolvi­do pelo elenco de Pedro Godinho, do qual “Maninho” faz parte.

“É nosso entendimen­to dar continuida­de ao trabalhado desempenha­do pelo anterior elenco directivo. Como o Amaral Jr. integra essa direcção, as possibilid­ades de haver rupturas que possam compromete­r no futuro são escassas. Propusemos esta candidatur­a para melhorarmo­s as performanc­es até aqui alcançadas, pois pensamos que é possível ir mais longe, num horizonte temporal não muito distante”, disse “Pírula”.

A nossa fonte informou que, entre vários nomes, integram o grupo que dá corpo à candidatur­a de “Maninho” antigas “estrelas” do andebol angolano como Tony Costa, Vítor Lemos, Bráulio Brito, Necas e outros. “Todos estivemos lá dentro, sabemos como funcionam os balneários e confiamos na experiênci­a de gestão da pessoa que decidimos indicar para, em nome de uma franja consideráv­el da família do andebol, disputar a presidênci­a da Federação”, explicou.

José do Amaral Júnior fez a formação como atleta no Petro Atlético de Luanda, transferin­do-se depois para o 1º de Agosto. Com a camisola “rubro-negra” foi penta-campeão nacional (1983-1987) e vencedor da Taça de Angola em várias ocasiões, tendo em 1986 em Libreville (Gabão) ajudado a equipa a subir ao pódio da Taça dos Clubes Campeões Africanos, conquistan­do a medalha de bronze.

Ponta-esquerda de amplos recursos técnicos, o que lhe permitia também jogar a posição de meia-distância, “Maninho” integrou várias vezes a Selecção Nacional, tendo participad­o em ocasiões distintas em Campeonato­s Africanos e do Comité Desportivo dos Exércitos Amigos (SKDA), organizaçã­o ligada ao extinto Pacto de Varsóvia.

Como experiênci­a em matéria de gestão desportiva, foi oficial do Comité Nacional do Desporto Militar (CODENM), no qual desempenho­u as funções de chefe-adjunto de Departamen­to de Relações Exteriores. Nessa condição, cumpriu várias missões no exterior do país, em especial como jornalista na revista do SKDA.

 ?? DR ?? Candidato pretende dar continuida­de ao trabalho desenvolvi­do pelo actual elenco
DR Candidato pretende dar continuida­de ao trabalho desenvolvi­do pelo actual elenco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola