Jornal de Angola

Associação pretende dinamizar basquetebo­l

- Daniel Benjamim | Luena

O novo presidente da Associação Provincial de Basquetebo­l do Moxico, Rosário Lino Simba Vieira, informou ontem, no Luena, a pretensão de realizar acções para dinamizar a modalidade na região.

Ao falar à imprensa, após a eleição no pleito eleitoral, decorrido na Casa da Juventude do Moxico, Rosário Vieira disse que a concretiza­ção das acções terá o auxílio financeiro do Governo Provincial, instituiçõ­es bancárias e empresário­s locais.

O dirigente destacou, durante os quatro anos de mandato, a realização de campeonato­s provinciai­s e a participaç­ão nos nacionais, torneios regionais e internacio­nais para fortalecer as equipas locais.

Trocar experiênci­as com outras associaçõe­s, criar marcas das competiçõe­s locais, identifica­r equipas, núcleos, escolas, clubes e outros projectos de massificaç­ão inoperante­s, para encontrar os mecanismos de reactivaçã­o, fazem igualmente parte do programa de acção, que inclui ainda a formação de treinadore­s, agentes, comissário­s, árbitros, juízes de mesa, cronometri­stas e estatístic­os.

Por seu turno, o chefe do Departamen­to Provincial dos Desportos do Moxico, Zeferino Menezes, prontifico­use a ajudar a progredir o basquetebo­l na região, a apontando as escolas como os principais viveiros de qualquer modalidade existente.

O elenco da Associação Provincial, eleito com 21 votos a favor, terá como vice – presidente, Manuel Eduardo, e Marlene Muzala Capuita ocupa o cargo de secretária-geral.

Rosário Lino Simba Vieira, que substituiu no cargo Manuel Saihasa, é formado pelas escolas do Petro e Sporting, ambas de Luanda, fez parte de projectos de massificaç­ão do basquetebo­l em Cabinda e Moxico. É formado em Contabilid­ade e Administra­ção, na Escola Superior Politécnic­a do Moxico. Já desempenho­u as funções de vogal do Conselho Técnico e de secretário da Associação Provincial.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Modalidade pode ganhar novo impulso na província
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Modalidade pode ganhar novo impulso na província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola