Jornal de Angola

Morreu João Madeira

-

O desporto angolano perdeu mais um filho, que deu válido contributo à arbitragem nacional. Morreu, na quinta-feita, João Madeira, aos 96 anos. Natural do Lobito, nasceu aos 24 de Junho de 1924. (19242020). Foi um dos mais conhecidos árbitros angolanos, destacou-se na sua época e no seu tempo, um tempo difícil para exercer arbitragem.

Mas a qualidade do seu trabalho foi valorizado, sobretudo nos anos 50, 60 e 70. João Madeira tinha um estilo único, com o sentido de humor muito apurado. Deixou a sua marca, até pelo seu trato, taxado como uma pessoa calma, ponderada, serena, educada e competente. Estava sempre disposto a ajudar quem quer que fosse.

Contemporâ­neo de Dionísio de Almeida, Manuel Pimentel, João Mavunza, Mário da Ressurreiç­ão, Júlio de Aveiro, Pereira Lopes, Charumbo Neto, Manuel Fernandes, Cruz Lima, João Dumbi, João Gonçalves, Luciano António, foi dos árbitros que orientaram as primeiras edições do campeonato nacional de futebol da primeira divisão(Girabola).

João Madeira dedicou parte da extensa carreira desportiva ao andebol, nas últimas décadas, modalidade onde contribuiu com o seu conhecimen­to na organizaçã­o administra­tiva da Federação.

A Federação Angolana de

Andebol cumpre o doloroso dever de comunicar o faleciment­o de João Madeira, chefe da Secretaria desta instituiçã­o há 22 anos, ocortido dia 07/05/2020 por doença.

Nesta hora de pesar a familia do Andebol Nacional, endereça à familia enlutada os sentidos pêsames.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola