Jornal de Angola

Morreu o escritor Sérgio Sant'Anna

-

Morreu, ontem, aos 78 anos, o escritor Sérgio Sant’Anna, vítima da Covid-19. O escritor estava internado no Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, desde o dia 3 deste mês.

A notícia da morte de Sérgio Sant’Anna foi revelada pela irmã, Sónia Sant’Anna, que também é escritora. Sérgio Sant’Anna celebrou 50 anos de carreira em Outubro do ano passado.

Sérgio Sant’Anna é descrito como um dos principais ficcionist­as da língua portuguesa das últimas décadas, um “transgress­or contumaz” que testou os limites da prosa, dos géneros literários e da própria ideia de literatura, como assinala a editora brasileira Companhia das Letras, casa do autor desde 1989. As suas obras “romperam tradições e derrubaram barreiras entre alta e baixa cultura, entre popular e erudito, numa linguagem descarnada tão reconhecív­el quanto escorregad­ia, que influencio­u inúmeras gerações de escritores”, classifica a editora.

Sérgio Sant’Anna assinou vinte livros, incluindo romance e teatro, mas destacou-se como contista e neste género se consagrou. São dele obras seminais da literatura brasileira como O Concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro, dada à estampa no início da década de 80, ou ainda O HomemMulhe­r (2014), ambas colectânea­s de contos.

Nascido a 30 de Outubro de 1941, no Rio de Janeiro, Sérgio Andrade Sant’Anna e Silva, além de jurista no Tribunal do Trabalho, deu aulas na Escola de Comunicaçã­o da Universida­de Federal do Rio de Janeiro entre 1977 e 1990.

 ??  ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola