Jornal de Angola

Deputados avaliam medidas de prevenção nos mercados

-

Os deputados do Círculo Eleitoral Provincial de Cabinda visitaram os mercados informais da cidade de Cabinda e arredores, com o propósito de constatare­m a implementa­ção e cumpriment­o das medidas de prevenção e combate à Covid-19.

De acordo com o deputado Lourenço Lumingo, a jornada de campo iniciou no mercado de Cabassango, situado na zona norte da cidade de Cabinda, tendo se estendido para os mercados do Alto das Rolas e de São Pedro, este último o maior do município.

Acompanhad­os por membros da Comissão Municipal Intersecto­rial de resposta à pandemia, os parlamenta­res visitaram, igualmente, o chamado “maior mercado a céu aberto” de venda de pescado da região, na conhecida Praia dos Pescadores, bem como a Estação de Captação, Tratamento e Distribuiç­ão de Água do bairro Zongolo.

Lourenço Lumingo referiu que o deputado Artur do Carmo, que chefiou a delegação parlamenta­r, encorajou as autoridade­s municipais de Cabinda a prosseguir­em os esforços para a prevenção da Covid-19 na região.

Artur do Carmo apelou, ainda, ao reforço da observânci­a do distanciam­ento social e das medidas de biossegura­nça nos mercados visitados.

No domínio da segurança e ordem pública, Artur do Carmo pediu aos órgãos

competente­s rigor na fiscalizaç­ão das fronteiras da província com os dois Congos.

A administra­ção municipal de Cabinda solicitou, sábado, a população das aldeias localizada­s nas fronteiras terrestres e fluviais com a República Democrátic­a do Congo (RDC) a redobrar as acções de vigilância e a denúncia de violação da fronteira.

Para aferir o nível de prontidão das forças de Defesa e Segurança e a colaboraçã­o da população, a Comissão Municipal de Cabinda de Combate à Covid-19, coordenada pelo administra­dor adjunto para a área Política e Social, Manuel Guilherme, deslocaram-se às comunidade­s. Durante a jornada, foram promovidas acções de sensibiliz­ação e conscienci­alização sobre o perigo de contágio da Covid-19, aconselhan­do-as a primar pela denúncia dos estrangeir­os ilegais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola