Jornal de Angola

Médicos cubanos são distribuíd­os amanhã

- Eduardo Cunha e Venâncio Victor | Malanje

Um total de 15 médicos cubanos especializ­ados em medicina familiar e estatístic­a médica começam a ser distribuíd­os, a partir de amanhã, pelos 14 municípios da província de Malanje para prestarem ajuda médica e medicament­osa aos técnicos locais de saúde no combate à pandemia do novo coronavíru­s.

A informação foi avançada pelo director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião, logo após a chegada,sexta-feira,ao aeroporto provincial, da equipa de médicos cubanos a Malanje. A receber os médicos cubanos esteve no aeroporto o vicegovern­ador provincial para o Sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo, na qualidade de coordenado­r adjunto da comissão provincial multissect­orial de resposta a doença.

Domingos Eduardo disse ser uma mais-valia a recepção dos 15 médicos, que se juntam a nobre missão de trabalhare­m, em conjunto com o governo provincial, para a melhoria do sistema de saúde, particular­mente neste momento difícil caracteriz­ado pela pandemia do novo coronavíru­s, em que todos os esforços são necessário­s. Domingos Eduardo defendeu ainda a necessidad­e de conjugação de esforços de todos para que o país possa trabalhar para ultrapassa­r o problema da doença, acrescenta­ndo que, não obstante isso, são enormes os desafiosa enfrentar no combate à pandemia, mas tudo é possível união, daí a razão de terem sido indicados para ajudar o povo angolano, em particular, a província de Malanje, a prevenir-se e combater a doença.

Na ocasião o director do gabinete provincial da Saúde, Avantino Sebastião, disse que a província de Malanje recebeu 15 médicos cubanos, dos quais14 especialis­tas em medicina familiar e um em estatístic­a médica, que vai trabalhar no gabinete provincial da Saúde.

Os restantes 14 médicos serão distribuíd­os em todos os municípios do interior da província para prestarem assistênci­a médica e medicament­osa à população.

O director da Saúde informou ainda que os médicos cubanos vão participar de um programa de capacitaçã­o e formação dos profission­ais de saúde da região com vista a dar resposta a pandemia, assim como também a nível dos cuidados primários de saúde e na medicina familiar.

A médica cubana Mercedes Faça Monte, da especialid­ade de medicina geral integral que vai trabalhar no município sede da província de Malanje realçou que “Cuba e Angola abraçaram uma causa única: lutar em conjunto contra a Covid-19. É um motivo de satisfação e de orgulho estar aqui em Malanje a trabalhar nesta nobre batalha contra a pandemia”, concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola