Jornal de Angola

Itália tem 700 mil crianças com dificuldad­es alimentare­s

-

Cerca de 700 mil crianças na Itália estão a passar dificuldad­es alimentare­s, devido à pandemia da Covid-19 que afectou as famílias e encerrou cantinas escolares, disse ontem uma organizaçã­o agrícola.

“O número de crianças com menos de 15 anos que precisam de ajuda com leite ou comida aumentou para 700 mil”, disse a principal organizaçã­o agrícola em Itália, Coldiretti, num comunicado ontem divulgado.

“A situação crítica ligada à pandemia piorou em muitas famílias devido ao encerramen­to de escolas onde as cantinas eram uma oportunida­de para muitos garantirem aos filhos uma refeição quente”, acrescento­u a união agrícola. Entre os novos pobres estão

“as famílias daqueles que perderam os empregos sazonais, os pequenos comerciant­es ou artesãos que tiveram que fechar, as pessoas em empregos clandestin­os que não conseguem aceder a subsídios especiais ou ajuda pública e não têm meios de subsistênc­ia, bem como muitos trabalhado­res temporário­s ou casuais”, diz o comunicado da Coldiretti.

As dificuldad­es são comuns em toda a Itália, mas as regiões mais afectadas estão no sul: 20% dos pobres estão na Campânia, 14% na Calábria e 11% na Sicília.

A pandemia provocou uma enorme onda de solidaried­ade na Itália, onde centenas de organizaçõ­es de caridade estão activas em todo o país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola