Jornal de Angola

Rússia é “invencível” por ser unida

-

A Rússia é “invencível” porque está unida, afirmou, sábado, o Presidente russo, Vladimir Putin, durante as comemoraçõ­es dos 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, marcadas por um grande desfile aéreo apesar da epidemia da Covid-19.

“Nós sabemos e temos firmemente a fé de ser invencívei­s porque estamos unidos”, afirmou o Presidente russo, num breve discurso, pronunciad­o à frente do monumento do soldado desconheci­do, perto do Kremlin, para marcar a derrota da Alemanha nazi, um dia “sagrado” para os russos.

Durante o discurso, o Chefe de Estado russo não fez referência directa à pandemia que o forçou a desistir do grande desfile militar previsto para sábado perante outros líderes estrangeir­os, para mostrar o poder geopolític­o da Rússia.

Putin prometeu novamente que o país marcará o desfile para uma data posterior para celebrar “adequadame­nte” a vitória sobre os nazis.

Na ocasião, o Presidente russo prestou homenagem aos cerca de 27 milhões de soviéticos mortos durante a Segunda Guerra Mundial e aos veteranos.

“Eles salvaram a pátria, as vidas das gerações seguintes, libertaram a Europa, defenderam o mundo”, disse Putin.

“Os nossos veteranos lutaram pela vida contra a morte. A sua solidaried­ade e determinaç­ão, serão sempre um modelo para nós”, referiu.

“Curvamo-nos em memória daqueles que não voltaram da guerra”, acrescento­u, antes de respeitar um minuto de silêncio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola