Jornal de Angola

Jerson Emiliano cumpre programa feito pela FIFA

- Gaudêncio Hamelay | Lubango

O árbitro assistente internacio­nal angolano, Jerson Emiliano dos Santos, enalteceu ontem na cidade do Lubango, os mecanismos de treino criados pela Federação Internacio­nal de Futebol (FIFA), Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF) e o Conselho Central de Árbitros (CCA) da FAF, por serem proveitoso­s para manter a performanc­e física e técnica.

O juiz explicou que devido à pandemia da Covid-19, os árbitros assistente­s do quadro da FIFA receberam um programa de treino para ser aplicado em casa ou num sítio que seja favorável.

O programa é feito de segunda-feira a sábado, com a duração de 30 a 40 minutos. Acrescento­u que também tem havido interacção, três vezes por semana, bem como testes técnicos, através de grupos criados pela CAF e FIFA no WhatsApp, para análise de vídeos de jogos.

“Essas instituiçõ­es( africana e mundial) enviam dois vídeos por dia. Nós analisamos os vídeos e debatemos os lances. No final do dia, recebemos a resposta final”, aclarou.

Jerson Emiliano acredita que estes dois mecanismos “estão a ser proveitoso­s para manter a performanc­e do ponto de vista físico e técnico”.

Reconheceu que apesar de não ser igual como estar no campo, é algo que “pelo menos vai ajudar a manter os níveis a cinquenta por cento durante o período do Estado de Emergência”.

O árbitro revelou já ter recebido as alterações às leis de jogo, que começam a ser aplicadas a partir de 1 de Junho do ano em curso.

“Felizmente cá em Angola, provavelme­nte, vamos esperar o comunicado final da FAF, já que o Girabola está suspenso. Mas, a nível de África, tão logo as actividade­s sejam retomadas, penso que voltamos ao activo”, realçou.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Juiz segue orientação online
EDIÇÕES NOVEMBRO Juiz segue orientação online

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola