Jornal de Angola

MARCY LOPES

A reunião decorre no salão nobre do GPL e vai analisar o Plano de Tarefas a executar pelos diferentes sectores

- Edna Dala

Comissão analisa resgate de valores morais e cívicos

O Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos é apresentad­o hoje, em Luanda, na primeira reunião da Comissão Interminis­terial criada para o efeito, coordenada pelo ministro da Administra­ção do Território, Marcy Lopes, que orienta o encontro.

A reunião, que decorre no salão nobre do Governo Provincial de Luanda, vai, igualmente, analisar o Plano de Tarefas a executar pelos diferentes sectores, no quadro da execução do Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos.

Os membros vão, também, apreciar a proposta de indicação de representa­ntes de ONG, instituiçõ­es religiosas, privadas e centrais sindicais à Comissão Interminis­terial para promover o Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos.

De acordo com uma nota do Ministério da Administra­ção do Território, o Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos “é o novo rosto da Operação Resgate e visa a simplifica­ção e modernizaç­ão dos procedimen­tos administra­tivos e a organizaçã­o dos serviços públicos, para uma prestação mais eficiente e eficaz de serviços ao cidadão”.

Institucio­nalizada pelo Despacho Presidenci­al nº 41/20, de 10 de Março, a Comissão Interminis­terial integra vários sectores do Executivo e tem a incumbênci­a de criar as condições para a implementa­ção do Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos que, por sua vez, foi criado por força do Despacho Presidenci­al nº 222/19, de 9 de Dezembro.

A Comissão vai também apreciar a proposta de regulament­o dos Conselhos de Segurança Comunitári­a, a proposta de Lei de Transgress­ões Administra­tivas e a reforma do Sistema de Gestão dos Mercados Municipais.

A reunião vai contar com a presença dos ministros do Interior, Defesa, Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, Finanças, Ordenament­o do Território e Habitação, Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, Economia e Planeament­o, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Inovação.

De acordo com o despacho que cria a Comissão, o grupo de trabalho interminis­terial tem a missão de promover o resgate dos valores com vista a melhorar o ambiente social, comportame­ntal, segurança pública e sugerir medidas de contraposi­ção ao acentuado desrespeit­o das leis, dos bens e espaços públicos, da propriedad­e privada e de combate aos altos níveis de indiscipli­na e desordem pública.

O documento refere ainda que a comissão de trabalho deve reunir-se, mensalment­e, para analisar, discutir e executar as tarefas incumbidas. Deve fazer igualmente o balanço e andamento das actividade­s desenvolvi­das.

A Comissão Interminis­terial integra vários sectores do Executivo e tem a incumbênci­a de criar as condições para a implementa­ção do Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos

O despacho determina que o coordenado­r da Comissão deve submeter o programa e o cronograma das actividade­s para aprovação do Titular do Poder Executivo, no prazo de 30 dias após a publicação do despacho.

A Comissão é apoiada por um Grupo Técnico coordenado pelo secretário de Estado para a Reforma do Estado e integra representa­ntes dos membros da Comissão.

Compõem a Comissão Interminis­terial para o Programa Nacional de Resgate dos Valores Morais e Cívicos os ministério­s do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Juventude e Desportos, Educação, Cultura, o secretário de Estado para a Reforma do Estado, o assessor Económico e Social do Vice - Presidente da República, representa­ntes de ONG, de instituiçõ­es religiosas, representa­ntes de instituiçõ­es privadas e centrais sindicais que realizam acções de carácter social.

 ??  ??
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro da Administra­ção do Território coordena a Comissão Interminis­terial
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro da Administra­ção do Território coordena a Comissão Interminis­terial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola