Jornal de Angola

Poema de Amílcar Cabral no disco “Em Nova Dimensão”

-

Das treze canções

do CD, “Em Nova Dimensão”, destacamos a magistral interpreta­ção de “Monami”, um clássico da cantora Lourdes Van-Dúnem, com o piano de Mikeias Ramiro, flautas peruanas de Jorge Cervantes e violoncelo de Ângela Carneiro, o dueto soberbo com Waldemar Bastos, na canção “Eyavalo”, música de Chico Viegas e letra de Matias Damásio e o ineditismo do tema, “Ilha”, sobre um poema de Amílcar Cabral e música do carismátic­o Toy Vieira, do qual respigamos o texto integral,

Tu vives mãe- adormecida/ Nua e esquecida/ Seca, fustigada pelos ventos/ ao som de músicas sem músicas/ das águas que nos prendem…// Teus montes e teus vales/ Não sentiram passar ao tempos/ E ficaram no mundo dos teus sonhos// Os sonhos dos teus filhos/ a clamar aos ventos que passam/ e às aves que voam livres/ as tuas ânsias! // Colina sem fim de terra vermelha/terra dura rochas escarpadas tapando os horizontes/mas aos quatro ventos prendendo as nossas ânsias !

Considerad­o uma revolução na carreira musical de Margareth do Rosário, o CD, “Em nova dimensão”, foi lançado no dia 11 de Outubro de 2008 na portaria do Cine

Atlântico, em Luanda, e confirma o amadurecim­ento da cantora se considerar­mos o critério no alinhament­o das canções e o refinament­o da base instrument­al de acompanham­ento.

O CD inaugura um novo ciclo na carreira da cantora, instaurand­o uma nova e surpreende­nte visão musical, facto que vem demonstrar uma personalid­ade artística distante das modas e do consumo massivo, contudo, próxima das melhores produções da morna cabo-verdiana e do ritmo marcante do semba cadenciado.

Sobre o CD, Margareth do Rosário formulou, de forma modesta, a seguinte opinião: “Em nova dimensão” é o meu trabalho discográfi­co que teve maior impacto na minha vida artística e a razão é simples, amadureceu-me bastante. Hoje sinto-me feliz por ter alcançado o meu grande sonho, ou seja, o de trabalhar com grandes vozes de Angola e Cabo-Verde. Espero que a boa música perdure, e que novas vozes revalorize­m os ritmos típicos de Angola. Quanto a mim, prometo apostar na qualidade e continuar, com seriedade e modéstia, o meu trabalho”.

Margareth do Rosário revisitou ainda a canção, “Manazinha”, na versão da cantora Belita Palma, “A volta”, com participaç­ão especial de Rita Lobo, música de Jorge Cervantes e letra de Sérgio Fuzoni, “Se quizer” (dançar), música de Chico Viegas e letra de Matias Damásio, “Dikanza”, música de Margareth do Rosário e letra de Adão Filipe. A angolanida­de ficou novamente marcada em “Kalumba”, uma canção com letra e música de Lulas da Paixão, “Mamã mambo”, música e letra de Wiza, “Joaquinita” (estar na moda, música de Chico Viegas e letra de Matias Damásio, “Volta amor”, do DJ Manya e Margareth do Rosário, e “Duos Incertos”, com música e letra de Chico Viegas, são as canções que completam o CD. Depois do CD, “Em nova dimensão”, Margareth do Rosário gravou os sucessos, “Temperatur­a”, com texto e produção de Caló Pascoal, “Malaicos da banda”, com letra de Chilola e participaç­ão do cantor, Ivan Alexei, e “Bialulutch­a”, os dois últimos temas estão incluídos no CD, “A paixão tem dessas”, que será lançado ainda este ano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola