Jornal de Angola

Descoberto diamante com 171 quilates no Lulo

-

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama) anunciou, ontem, a descoberta de um diamante de 171 quilates na mina do Lulo, na província da LundaNorte, onde foi também encontrado o maior diamante de sempre no país.

A gema branca, extraída no bloco 6 da mina, é a 15.ª de mais de 100 quilates descoberta no Lulo, a segunda de mais de 100 quilates explorada em 2020, e a quarta maior desde o início das operações”, adiantou em comunicado a Endiama.

Os blocos 6 e 8 foram responsáve­is pela produção de 13 das 15 pedras com mais de 100 quilates saídas desta mina, incluindo o maior diamante alguma vez encontrado em Angola (2016), com 404,2 quilates.

O presidente do Conselho de gerência da Sociedade Mineira do Lulo, Domingos Machado, citado na nota, indicou que a empresa vai passar a concentrar as suas operações nos blocos 6 e 8 e “intensific­ará a prospecção na parte sul da concessão, onde, ao que tudo indica, há maior propensão para o aparecimen­to deste tipo de pedras”.

Para Stephen Wetherall, director executivo da Lucapa

Diamond, “a descoberta deste diamante branco de qualidade de gema sustenta o potencial do programa de exploração kimberliti­co, enquanto prossegue o processo de perfuração de kimberlito­s prioritári­os na bacia de Canguige.”

A Sociedade Mineira do Lulo é operado no âmbito de uma associação em participaç­ão, onde a Endiama detém 32 por cento, a Lucapa Diamond Company Limited 40 por cento e a operadora Rosas & Pétalas 28 por cento.

A concessão do Lulo, de três mil quilometro­s quadrados, está localizada a cerca de 150 quilómetro­s da mina de diamantes de Catoca, operada pela Alrosa, e é a quarta maior mina de diamantes do mundo, representa­ndo aproximada­mente 75 por cento da produção diamantífe­ra anual do país.

A mina do Lulo está em exploração desde 2015, após ter recebido o título de exploração em Novembro de 2014.

O maior diamante encontrado anteriorme­nte na concessão do Lulo tinha 133,4 quilates, mas o recorde anterior pertencia a um diamante registado com o nome “Estrela de Angola”, de 217,4 quilates, provenient­e de Luarica, em 2007.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A segunda gema de mais de 100 quilates descoberta este ano
EDIÇÕES NOVEMBRO A segunda gema de mais de 100 quilates descoberta este ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola