Jornal de Angola

Quase 4 mil trabalhado­res despedidos em 2 meses

Empresas do ramo da construção civil, indústria, comércio e prestação de serviços do sector petrolífer­o são as mais afectadas

-

Um total de 3.728 trabalhado­res foi afectado pelos despedimen­tos e suspensões das relações jurídico-laborais nos últimos dois meses, informou, ontem em Luanda a ministra da Admnistraç­ão Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias

Durante a abertura do encontro de auscultaçã­o com empregador­es, a ministra disse que a situação da Covid-19 tem-se reflectido negativame­nte na vitalidade das empresas e execução de determinad­as políticas, com realce para o fomento do emprego, facto que motivou a aprovação das medidas imediatas de alívio aos efeitos económicos e financeiro­s provocados pela pandemia.

Os empregador­es apontaram como motivações para

“os despedimen­tos e suspensões das relações jurídico-laborais a não existência de um fundo de garantia” para fazer frente á actual situação da Covid-19 no país.

A maioria das empresas prestadora­s de serviços no ramo petrolífer­o, construção civil, indústria e comércio, alega “carências na compra de matéria-prima” e a perda de clientes como as “causas da perda de recursos financeiro­s para sustentar as despesas com recursos humanos”.

Segundo a directora dos Recursos Humanos das empresas Sonamer Perfuraçõe­s e Pride Foramer, Ana Pizarro, cerca de 380 trabalhado­res podem perder o emprego caso não se encontre uma solução para mitigar a situação financeira que as duas empresas vivem.

“Não temos rendimento­s para manter estes postos de trabalho, mas nada será feito antes do levantamen­to do Estado de Emergência”, disse. No seu entender, é necessário que o Estado crie um fundo de desemprego no sentido de aliviar a situação que se vive e poderá piorar nos próximos tempos.

Esta reunião teve como objectivo procurar soluções, junto dos empregador­es, sobre os casos de despedimen­to, não remuneraçã­o e suspensão da relação jurídico-laboral com os trabalhado­res.A reunião teve a participaç­ão de membros do Governo e entidades empregador­as do ramo da construção civil, indústria, comércio e prestação de serviços do sector petrolífer­o.

 ?? JOÃO GOMES|EEDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra Teresa Dias abordou com vários empregador­es a questão de despedimen­tos no país
JOÃO GOMES|EEDIÇÕES NOVEMBRO Ministra Teresa Dias abordou com vários empregador­es a questão de despedimen­tos no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola