Jornal de Angola

Mais aproximaçã­o entre as famílias e a escola

-

da Educação, a mensagem por ocasião do Dia Internacio­nal da Família indica que está em curso, no país, a actualizaç­ão dos regulament­os das comissões de pais, encarregad­os de educação e os conselhos de escolas, para permitir uma maior aproximaçã­o entre as famílias e as escolas.

Os documento esclarece que este acto vai permitir às famílias ter um papel mais participat­ivo e cada vez mais decisivo na gestão e funcioname­nto das escolas. “Tais instrument­os jurídicos serão importante­s para a regulação da participaç­ão dos pais e encarregad­os de educação e das comunidade­s escolares nos diferentes processos que ocorrem nas escolas, propiciand­o, com isso, um ambiente escolar mais salutar”, lê-se na mensagem.

Para atingir tais objectivos, os ministério da Acção Social, Família e Pormoção da Mulher; Educação; e Cultura, Turismo e Ambiente dizem estar empenhados, desde a primeira infância até à educação de adultos, em programas como “Todos Unidos pela Primeira Infância (TUPP)”,

“Família sem Analfabeti­smo”, “Programa de Adequação Curricular”, “Revitaliza­ção do Ensino Técnico e da Formação Profission­al (RETFOP)”.

A perspectiv­a, sublinham, é entre outros, assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, para promover oportunida­des de aprendizag­em ao longo da vida para todos os angolanos, conforme a Agenda 2030. Numa altura em que a pandemia da Covid-19 remeteu o mundo numa situação de confinamen­to e distanciam­ento social, devido aos altos índices de contágio, os ministério­s reconhecem que era obrigatóri­o o encerramen­to das escolas.

Com isso, continuam, as famílias foram chamadas a assumir responsabi­lidades com a educação dos filhos, que antes eram partilhada­s com a escola. “Neste contexto, a escola e as famílias são chamadas a trabalhar, em conjunto, para se tirar vantagem dessa situação”, salientam os Ministério­s da Acção Social, Família e Promoção da Mulher; Educação; Cultura, Turismo e Ambiente.

 ??  ?? No capítulo
No capítulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola