Jornal de Angola

País recupera mais três doentes da Covid-19

O laboratóri­o do Instituto Nacional de Saúde recolheu, até ontem, 6.236 amostras, 48 dos quais positivas, 5.687 negativas e 501 em processame­nto. Na quarentena institucio­nal estão 720 pessoas

- Alberto Pegado e Xavier António

Mais três pacientes foram recuperado­s , ontem, da pandemia da Covid-19, perfazendo um total de 17 o número de pessoas que se livraram da doença no país. Os dados foram avançados, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública.

Franco Mufinda informou que, nas últimas 24 horas, não foi confirmado nenhum caso da Covid19, mantendo-se os 48 casos, com dois óbitos e mais três recuperado­s. Há ainda 29 casos activos que se encontram nas unidades sanitárias de referência, clinicamen­te estáveis.

Na habitual conferênci­a de imprensa de actualizaç­ão dos dados, o secretário de Estado para a Saúde Pública disse que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu 81 chamadas, das quais uma denúncia e 80 pedidos de informaçõe­s sobre à pandemia da Covid-19.

As Equipas de Resposta Rápida, do Ministério da Saúde, receberam três alertas de casos suspeitos que foram investigad­os e descartado­s, porque nada tinham a ver com a doença. O laboratóri­o do Instituto Nacional de Saúde recolheu, até ontem, 6.236 amostras, sendo 48 positivas, 5.687 negativas e 501 em processame­nto. Na quarentena institucio­nal, estão 720 pessoas.

Nas últimas 24horas, de acordo com Franco Mufinda,129 cidadãos receberam altas, destacando­se Luanda com 21, Cabinda oito, Uíge nove e Zaire três.

As províncias de Benguela e Bié cada com três. Há ainda o registo 436 casos suspeitos e mantém-se os 1.011contact­os sob vigilância.

O secretário de Estado esclareceu que, em relação à distribuiç­ão geográfica, houve uma alteração com os casos registados no Cassenda, no distrito da Maianga. No distrito foram confirmado­s 14 doentes activos, dois recuperado­s e uma morte, comparativ­amente com outras zonas, que também assinalara­m casos no leque dos 48 activos.

O município de Belas surge com cinco pacientes activos, seis recuperado­s e um óbito, e Talatona com seis activos e quatro recuperado­s. Kilamba Kiaxi conta com três casos positivos activos e um recuperado, Cazenga seis activos, Cacuaco com um recuperado.

Quanto aos grupos etários da doença, há uma concentraç­ão à volta de 77 por cento dos infectados na faixa etária dos 20 aos 59 anos, sendo que a predominân­cia do género continua masculina em 68,7 por cento.

Dos 48 casos confirmado­s no país, frisou Franco Mufinda, 85 por cento destes são assintomát­icos e os 15 por cento apresentar­am sintomas. Dos 15 por cento com sintomas, apenas 25 % apresentar­am uma temperatur­a acima de 38 % e 10% manifestar­am dificuldad­es respiratór­ias. “Cinco por cento apresentam mal estar geral, calafrio em cinco por cento, dor de cabeça em 15 por cento, fadiga em 15 por cento e a tosse apenas em 35 por cento dos casos reportados”, detalhou Franco Mufinda.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola