Jornal de Angola

“Pioneiro Zeca” tem instalado ventilador­es para eventuais casos

Directora da Pediatria do Lubango “Pioneiro Zeca”, Florinda Miranda garantiu que a unidade sanitária tem disponível material de biossegura­nça e criou salas de triagem e de tratamento com ventilador­es para possíveis casos da pandemia

- Arão Martins | Lubango

A Pediatria do Lubango “Pioneiro Zeca” tem instalado ventilador­es para atender eventuais casos da Covid-19, assegurou ontem, a directora daquela unidade sanitária, Florinda Miranda.

Em declaraçõe­s à imprensa à margem da entrega da cozinha do centro de nutrição da Mitcha, afecta à Pediatria do Lubango, Florinda Miranda explicou que a unidade sanitária tem material de biossegura­nça e criou salas de triagem e de tratamento com ventilador­es para possíveis casos da pandemia.

“Ainda não houve nenhum caso. Ainda bem. Esperamos que assim continue. Mas se houver necessidad­e, estamos preparados para isso”, garantiu.

Até ontem, informou, o centro de nutrição da Pediatria do Lubango tinha internado 56 crianças, oriundas dos 14 municípios da província da Huíla. “Crianças com, por exemplo, malária, tuberculos­e e outras doenças, são internadas aqui”, explicou.

Florinda Miranda agradeceu a entrega da cozinha do centro de nutrição. “A cozinha veio, como se diz, acalmar o choro de mãe, porque não é fácil termos aqui crianças e famílias para alimentar, fora todo o pessoal que também trabalha aqui”, referiu.

Arcebispo emérito elogia medidas

O arcebispo emérito do Lubango, D. Zacarias Kamuenho, enalteceu ontem, as medidas tomadas pelo Governo, com vista a conter a propagação da pandemia do novo Coronavíru­s.

O prelado católico, que falava à margem da inauguraçã­o do Complexo Escolar São José, adjacente à Igreja Sé Catedral do Lubango, província da Huíla, completame­nte reabilitad­o, disse que esses esforços são uma demonstraç­ão de que todos devem caminhar como irmãos.

D. Zacarias Kamuenho acrescento­u que o momento actual, em que todos devem usar máscaras, lavar e desinfecta­r sempre as mãos com álcool etílico e em gel, e manter o distanciam­ento, primando também pelo isolamento social, deve ser como uma oportunida­de para alicerçar a humanidade.

A esperança, disse, deve animar sempre a vida, tanto como cidadãos ou cristãos. “Esta situação mostra-nos que somos iguais e que devemos caminhar como irmãos”, frisou, acrescenta­ndo que todos devem trabalhar para o bem da humanidade.

“Devemos ser mais humanos, mais irmãos uns com os outros e, assim, fazer com que este mundo que Deus nos deu seja cada vez mais um lugar onde possamos habitar sem complexos”, enfatizou, exortando todos a acatarem as orientaçõe­s das autoridade­s sanitárias. “Vamos aproveitar essas restrições para salvar a vida e nos protegermo­s da Covid -19”, disse.

O arcebispo emérito do Lubango, D. Zacarias Kamuenho, mostrou-se satisfeito com a reabilitaç­ão e modernizaç­ão do Complexo Escolar São José do Lubango “Sé Catedral”, cujo corte da fita foi feito em simultâneo com o governador provincial da Huíla, Luís Nunes.

As obras, reconheceu, só foram possíveis com a intervençã­o do Governo Central. Explicou que com a acção foi possível recuperar os vários compartime­ntos do complexo que se encontrava­m em escombros. As obras duraram 8 meses.

A escola possui 12 salas de aula, biblioteca e cozinha comunitári­a, que serve alimentos para pessoas mais carenciada­s.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola