Jornal de Angola

Cabo Verde regista 11 novos casos

-

Cabo Verde registou ontem mais 11 casos positivos de infecção pelo novo coronavíru­s, um dos quais no município de Santa Cruz, em Santiago, elevando para 326 o total acumulado no país.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social divulgou que o Laboratóri­o de Virologia realizou 81 exames, dos quais oito deram positivo na cidade da Praia e um em Santa Cruz, que passa a ser o quarto município em Santiago com casos confirmado­s. Registaram-se mais dois casos em São Domingos, elevando para quatro neste concelho.

“A maioria dos casos confirmado­s encontra-se com evolução favorável, continuand­o um dos doentes em estado crítico”, avançaram as autoridade­s de saúde cabo-verdianas. Com estes novos casos, Cabo Verde passa a ter um acumulado de 326, dos quais 67 recuperado­s, dois óbitos e dois doentes transferid­os para os seus países, totalizand­o assim 265 casos activos.

A ilha de Santiago, que regista casos todos os dias e que concentra mais de 80% do total da doença no arquipélag­o, entrou ontem no quarto período de Estado de Emergência, para vigorar até 29 de Maio, mas com menos restrições.

Moçambique

O país tem mais quatro casos de infecção pelo novo coronavíru­s, elevando o total acumulado para 119, sem mortes e com 42 recuperado­s, anunciou ontem Rosa Marlene, directora nacional de Saúde Pública.

Os quatro novos casos foram registados em pessoas com idades entre os 29 e os 40 anos, um em Maputo, dois em Buzi, província de Sofala, tratando-se de duas pessoas que regressara­m da África do Sul. Há ainda um caso na vila de Palma, ao lado da zona de construção de empreendim­entos de gás natural, um dos epicentros da infecção no país.

Dois dos casos têm sintomas leves, outros dois são assintomát­icos e todos estão em isolamento domiciliar. A maioria do total acumulado de casos positivos em Moçambique foram registados

na província de Cabo Delgado, extremo Norte do país, com um total de 80, sobretudo entre trabalhado­res nas obras ligadas ao processame­nto de gás natural, na península de Afungi, Palma.

Outros 23 casos foram detectados na cidade de Maputo, mais oito na província da capital, seis na província de Sofala e dois na província de Inhambane. Desde o início da pandemia, Moçambique já testou 5.361 casos suspeitos.

O país vive em Estado de Emergência desde 1 de Abril e até final de Maio, com espaços de diversão e lazer encerrados, proibição de todo o tipo de eventos e de aglomeraçõ­es, recomendan­do-se à população que fique em casa, se não tiver motivos de trabalho ou outros essenciais para tratar.

Durante o mesmo período, há limitação de lotação nos transporte­s colectivos com obrigatori­edade do uso de máscaras, as escolas estão encerradas e a emissão de vistos para entrar no país está suspensa.

Em África, há 2.556 mortos confirmado­s, com quase 75 mil infectados em 54 países.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola