Jornal de Angola

Revisão da Constituiç­ão passa pelo Parlamento

-

O Presidente da GuinéBissa­u, Umaro Sissoco Embaló, disse, quintafeir­a, que a proposta de revisão constituci­onal que pediu é para ser apresentad­a pelos partidos que o apoiam no Parlamento.

“A iniciativa da revisão constituci­onal, todos sabemos que é da competênci­a dos deputados e não do Presidente da República”, afirmou Umaro Sissoco Embaló, na cerimónia de tomada de posse da comissão de revisão constituci­onal, que criou esta semana por decreto presidenci­al, referiu a Lusa.

Segundo o Chefe Estado, a comissão vai apresentar um “esboço de um projecto de revisão da Constituiç­ão” para “posterior envio para discussão e adopção por órgãos competente­s, sem prejuízo da sua subscrição por um terço dos deputados do Madem-G15, do Partido da Renovação Social e da Assembleia do Povo UnidoParti­do Democrátic­o da Guiné-Bissau”.

A Constituiç­ão da Guiné-Bissau estabelece que os “projectos de revisão são submetidos à Assembleia Nacional Popular por pelo menos um terço dos deputados em efectivida­de de funções”.

O Presidente guineense nomeou, terça-feira, os elementos para integrar e apoiar a Comissão Técnica para a Revisão Constituci­onal, que será coordenada pelo jurista e advogado Carlos Joaquim Vamain, e pela antiga presidente do Supremo Tribunal de Justiça,

Maria do Céu Monteiro. No discurso de quinta-feira, Umaro Sissoco Embaló disse que “há uma necessidad­e urgente de estabiliza­ção” das instituiçõ­es do país e que isso passa pela “revisão” da Constituiç­ão da República, “racionaliz­ando-a com a criação de mecanismos que permitam a estabilida­de governativ­a”.

“Isto porque, segundo várias opiniões, a nossa Constituiç­ão da República tem constituíd­o um dos obstáculos para a nossa descolagem rumo ao desenvolvi­mento”, frisou.

A CEDEAO, que tem mediado a crise política na Guiné-Bissau, reconheceu Umaro Sissoco Embaló como vencedor da segunda volta das eleições presidenci­ais do país e pediu a formação de um novo Governo até 22 de Maio com base na Constituiç­ão e nos resultados das legislativ­as de Março de 2019.

 ?? DR ?? Embaló insiste em mudanças
DR Embaló insiste em mudanças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola