Jornal de Angola

Negociaçõe­s entre Londres e Bruxelas sem progressos

-

O Reino Unido lamentou, ontem, a falta de progressos nas negociaçõe­s com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit, pedindo a Bruxelas uma “mudança de abordagem” enquanto a UE mostrou-se “desapontad­a” com a “falta de ambição” dos britânicos.

“Lamento que tenha sido feito muito pouco para chegar a um acordo sobre as questões pendentes mais importante­s”, afirmou o negociador chefe britânico, David Frost, em comunicado. Mesmo assim, disse acreditar que “um acordo” poderá ser alcançado até o final do período de transição, no fim de 2020.

“Estou desapontad­o com a falta de ambição do lado do Reino Unido em algumas áreas”, declarou o negociador chefe da UE, Michel Barnier, falando em videoconfe­rência de imprensa, a partir de Bruxelas. Barnier lamentou, ainda, que esta tenha sido uma “ronda de visões divergente­s, sem qualquer progresso” em áreas como a da governação.

As duas equipas negociador­as concluíram, ontem, a terceira ronda, as duas últimas por videoconfe­rência devido às restrições de viagem durante a pandemia da Covid-19.

Os dois lados permanecem em desacordo numa série de questões, como a das pesca e o papel dos tribunais na resolução de disputas futuras.

“É difícil perceber por que é que a UE insiste numa abordagem ideológica que torna mais difícil chegar a um acordo benéfico para ambos”, afirmou Frost.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola