Jornal de Angola

Nelson Teich abandona Governo de Jair Bolsonaro

Desentendi­mento com o Presidente sobre medidas de combate à Covid-19 na base do pedido de demissão

-

O ministro brasileiro da Saúde, Nelson Teich, demitiu-se, ontem, antes de completar um mês à frente da pasta, noticiou a Globo.

Esta é a segunda saída de um ministro da Saúde brasileiro no meio da pandemia do novo coronavíru­s.

Nelson Teich, que tomou posse a 17 de Abril, sucedeu a Luiz Henrique Mandetta, mas, tal como este, discordou com o Presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas de combate à Covid-19.

De acordo com a imprensa brasileira, nos últimos dias, Bolsonaro e Teich desentende­ram-se, por exemplo, sobre o uso da cloroquina no tratamento do novo coronavíru­s - o Presidente quer alterar o protocolo e permitir a aplicação do medicament­o desde o início do tratamento - e o decreto, do Presidente do Brasil, que aumentou as actividade­s essenciais no período da pandemia, incluindo salões de beleza, barbearias e ginásios.

Ambos estavam, ainda, em desacordo nas medidas adoptadas para o desconfina­mento. Bolsonaro defende uma flexibiliz­ação mais imediata e ampla, quando Teich é mais moderado.

Ainda segundo a Globo, Nelson Teich foi chamado para uma reunião, no Palácio do Planalto, no período da manhã. Depois do encontro com Bolsonaro, o gabinete do ministro anunciou a demissão.

No Brasil há o registo de 202.918 casos e 13.993 mortes provocadas pela Covid-19.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 302 mil mortos e infectou mais de 4,4 milhões de pessoas em 196 países e território­s.

 ?? DR ?? Imprensa brasileira noticiou saída de Teich antes de completar um mês no cargo
DR Imprensa brasileira noticiou saída de Teich antes de completar um mês no cargo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola