Jornal de Angola

Rússia nega acusações de pirataria contra Merkel

-

A Rússia rejeitou, ontem, as acusações da Alemanha de que piratas informátic­os russos teriam visado Angela Merkel em 2015, alguns dias depois de a Chanceler alemã fazer duras observaçõe­s sobre este assunto.

“Cinco anos se passaram, mas não foram fornecidos factos concretos (que apoiem a tese de uma pirataria russa)”, disse o ministro dos Negócios Estrangeir­os russo, Sergei Lavrov, numa entrevista ao “media” russo RBK.

“Não há evidências contra a Rússia”, disse, ontem, Lavrov. A Chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou, na quarta-feira, possuir “provas” de tentativas “escandalos­as” de “pirataria” informátic­a russa que a teriam visado.

“Posso dizer honestamen­te que isso me incomoda. Cada dia, tento garantir as melhores relações com a Rússia, e, por outro lado, existem provas tão tangíveis de que as forças russas cometem esses actos”, declarou a chanceler, na quartafeir­a, perante os deputados reunidos no Bundestag (câmara baixa do Parlamento). Merkel referia-se a um ciber-ataque, em 2015, dirigido ao Bundestag e aos serviços atribuídos ao GRU, o serviço de informação militar russo.

Segundo os ‘media’ alemães, os piratas informátic­os também procuravam obter dados pessoais na caixa de mensagens da Chanceler.

Segundo Merkel, foi identifica­do um suspeito pelos investigad­ores.

“Mantemos sempre o direito de adoptar medidas, incluindo contra a Rússia”, ameaçou a chanceler, que se referiu a um acto “escandalos­o”.

“É uma estratégia que é aplicada” pela Rússia, incluindo a “deformação dos factos”, prosseguiu Merkel.

Neste contexto, “decerto que não é fácil” continuar a tentar promover uma melhor relação com Moscovo, acrescento­u.

A chanceler também se referiu à morte, em Berlim, em 2019, de um georgiano de origem chechena com o envolvimen­to, segundo diversos ‘media’, dos serviços de informaçõe­s russos.

 ?? DR ?? Chefe da diplomacia russa desmente espionagem a Merkel
DR Chefe da diplomacia russa desmente espionagem a Merkel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola