Jornal de Angola

China exorta Estados Unidos a pagarem dívida à ONU

-

O Governo chinês pede aos Estados membros da Organizaçã­o das Nações Unidas que “cumpram, totalmente, as obrigações financeira­s” com a organizaçã­o, num comunicado em que refere particular­mente a dívida dos Estados Unidos.

“Em 14 de Maio, as contribuiç­ões em falta ao orçamento operaciona­l e ao orçamento para as operações de paz são, respectiva­mente, 1,63 mil milhões de dólares e 2,14 mil milhões de dólares”, diz o comunicado da missão chinesa na ONU, baseado num recente relatório do secretaria­do das Nações Unidas.

A China fez questão de mencionar, no comunicado, que “os Estados Unidos são o maior devedor”, com mais de 1,16 mil milhões de dólares para o orçamento operaciona­l, e com 1,33 mil milhões de dólares, para operações de paz.

Os Estados Unidos também são o maior contribuin­te financeiro das Nações Unidas, pagando 22 por cento do orçamento operaciona­l anual (totalizand­o aproximada­mente três mil milhões de euros) e 25 por cento do orçamento anual para operações de paz (aproximada­mente seis mil milhões de euros).

Formalment­e, os Estados Unidos estão obrigados a pagar 27,89 por cento desse orçamento, mas, em virtude de uma decisão do Congresso aplicada pelo Presidente Donald Trump, desde 2017, pagam apenas 25 por cento, acumulando, anualmente, o equivalent­e a quase 200 milhões de euros em dívidas.

Os Estados Unidos também têm um ano fiscal de Outubro a Outubro, o que pode fazer com que pareçam devedores maiores do que realmente são, em determinad­as épocas do ano.

A missão diplomátic­a norte-americana nas Nações Unidas ainda não reagiu a esta queixa da China.

O pagamento de contribuiç­ões dos países membros para operações de paz tem um impacto directo no reembolso devido pelas Nações Unidas aos países que contribuem com tropas nas 15 operações de paz no mundo.

No relatório apresentad­o no dia 11, o Secretário­Geral das Nações Unidas, António Guterres, referiu esperar atrasos significat­ivos nos pagamentos para as missões. No dia 14, quase 50 dos 193 Estados-membros, incluindo a China, pagaram as contribuiç­ões às Nações Unidas, como refere Pequim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola